
A economia capixaba deve crescer 1,9% em 2026. É o que projeta o Indicador de Atividade Econômica, do Observatório Findes. O número mostra que o estado deve ter um desempenho acima da média nacional, estimada em 1,8%, segundo o Boletim Focus do Banco Central. Caso as projeções se confirmem, será o quarto ano consecutivo de alta do PIB do Espírito Santo.
+3,9%: o que puxou o crescimento em 2025?
O desempenho da economia capixaba no acumulado dos nove primeiros meses de 2025 foi positivo. Segundo os dados consolidados do IAE-FINDES, o estado cresceu 2,2%, comparado ao mesmo período de 2024, resultado acima do observado para o PIB do Brasil (2,4%). Para o fechamento de 2025, a Findes projeta um crescimento de 3,9% para a economia capixaba.
Entre janeiro a setembro de 2025, todos os setores econômicos avançaram no Estado, com destaque para o crescimento da agropecuária (16%), explicada pela alta safra do café e de culturas como a cana-de-açúcar, milho, arroz, tomate, laranja e o coco-da-baía; da indústria (3,7%), especialmente em pelotização do minério de ferro e produção de petróleo e gás natural; e dos serviços (0,6%).
Paulo Baraona, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), destaca que o ano de 2025 foi de intensos desafios para o setor produtivo nacional e local.
“Começamos já com um cenário de elevadas taxas de juros, que se mantiveram. Ao longo de 2025, nos deparamos ainda com a taxação dos EUA sobre as exportações brasileiras para o país norte-americano, situação que afetou diretamente o Espírito Santo. Lembrando que quase um terço das exportações capixabas são destinadas aos Estados Unidos”, recorda.