Em plena expansão nos Estados Unidos, a capixaba Timenow acaba de firmar uma parceria com a americana Global Management Partners (GMP), que atua nas áreas de engenharia e gestão de projetos de capital. A parceria, segundo a capixaba, é mais um passo significativo em sua estratégia de expansão internacional. A empresa já atua, há dois anos, no país americano e também possui uma subsidiária em Portugal para atender à demanda do continente europeu.
Empresa busca alcançar R$ 1,4 bilhão em faturamento até 2030, sendo 25% do mercado internacional
Segundo o Diretor de Inovação, Investimentos e Alianças Estratégicas da Timenow, Walter Maia, a nova parceria com a empresa americana reforça o plano de internacionalização da companhia, com foco na ampliação da capacidade no país americano.
“A gente tem desenhado, em nosso plano de crescimento, um foco muito grande no processo de internacionalização, principalmente no mercado americano. Para acelerar esse crescimento, temos buscado aquisições, mas sabemos que é um processo complexo até encontrar o melhor player. Nessa jornada, conhecemos muitas empresas que têm um alinhamento estratégico com a Timenow, como a GMP, e que com uma atuação conjunta, conseguimos gerar vantagem competitiva para ambas. Então essa parceria se enquadra dentro do conceito que chamamos de ecossistema: trazer empresas robustas para que a gente consiga ofertar soluções em conjunto”, explica Maia.
Com presença sólida nos EUA, a GMP se destaca em setores como manufatura avançada, papel e celulose, químicos e transição energética.
“A GMP atua na Carolina do Sul, uma região estratégica para a Timenow; e acabou de adquirir uma operação no Texas, que também é um mercado muito promissor, de muito potencial. Eles possuem especialidades e competências complementares às nossas, principalmente no segmento de engenharia. Vamos criar uma conexão entre a nossa expertise de gerenciamento de projetos e a expertise que eles têm de engenharia para o mercado americano”, completa.
Além de parcerias com empresas como a GMP, a Timenow tem buscado aquisições e fusões nos Estados Unidos. “Já temos, hoje, um pipeline com mais de 400 empresas que a gente já tem olhado, e estamos nesse processo de análise. A ideia é que em um futuro próximo possamos operacionalizar um movimento de aquisição”, afirma o diretor da Timenow.
Recentemente, durante o evento Brazilian Regional Markets, o CEO da Timenow, Antonio Toledo, também afirmou que a empresa tem apostado na internacionalização para seguir crescendo. Segundo ele, o movimento foi iniciado pelos EUA por ser um país com grande volume de investimentos em infraestrutura.
“A escolha foi óbvia, a gente optou por ir para a maior economia do mundo, onde tem um volume de investimentos em infraestrutura maior do que o PIB total do Brasil. Agora, para seguirmos crescendo, temos estudado opções de adquirir algumas empresas de pequeno porte nos Estados Unidos. Na Europa, também estamos com pessoas atuando lá, dedicadas a abrir novas oportunidades do mercado da União Europeia”, explicou o CEO.
A decisão de ampliar a presença no mercado americano faz parte do plano estratégico de crescimento da Timenow, previsto até 2030, ano em que a empresa estima alcançar R$ 1,4 bilhão em faturamento e obter cerca de 25% de suas receitas no mercado internacional.
Nos últimos cinco anos, a Timenow registrou uma evolução média de 30% ao ano e atingiu R$ 630 milhões em faturamento em 2024. A expectativa para 2025 é de receitas em torno de R$ 735 milhões.