
O turismo no Espírito Santo tem ganhado cada vez mais força: em janeiro deste ano, o faturamento do turismo capixaba registrou um crescimento de 11,8% em relação a 2024, com um diferencial de apenas 0,1% em relação ao primeiro colocado, Goiás, segundo dados do IBGE. O desempenho é explicado por investimentos que vêm sendo realizados no estado: no ano passado, o Sebrae/ES liderou R$28.089 milhões diretamente no atendimento ao turismo, sendo R$16.389 milhões provenientes de recursos próprios e outros R$11.700 milhões por meio de parcerias estratégicas.
Meta é alcançar 500 experiências turísticas no Espírito Santo até 2026
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, aponta que, para 2025, a instituição definiu estratégias com foco em direcionar esforços para territórios prioritários.
A lista engloba a Rota Quilombola, em São Mateus e Conceição da Barra; a região do Grande Buda, em Ibiraçu; Lajinha, em Pancas; Polo Cervejeiro e Araçatiba, em Viana; Pindobas, em Venda Nova do Imigrante; Araguaia, em Marechal Floriano; a Rota da Ferradura, em Guarapari; e os 7 Cumes, no Caparaó.
“Vamos reposicionar alguns territórios como referências turísticas. Continuaremos trabalhando em todos os territórios, mas entendemos que é preciso focar em lugares potenciais para ter ainda mais êxito nessas ações”, explica.
Segundo a instituição, cada território contará com ações estratégicas, de acordo com o estágio de maturidade turística. Nos locais onde o turismo ainda é inicial, o foco está na sensibilização e no fortalecimento da governança local. Já em destinos com maior potencial ou atividade consolidada, os esforços se concentram na melhoria de infraestrutura, no acesso a mercados e no desenvolvimento de negócios.
A meta, segundo Rigo, é alcançar 500 experiências turísticas até novembro de 2026, com o objetivo de chegar a 179 empresas com experiências formatadas até o ano de 2025.