Espírito Santo cria comitê gestor do ecossistema de inovação do agronegócio capixaba
Espírito Santo cria comitê gestor do ecossistema de inovação do agronegócio capixaba

O Espírito Santo passa a contar com um comitê que atuará de forma estratégica no fortalecimento da inovação no campo. Foi formalizado o Comitê Gestor do Ecossistema de Inovação do Agronegócio Capixaba, criado para mapear o ambiente de inovação, monitorar iniciativas e identificar invenções e soluções tecnológicas desenvolvidas no meio rural.

A proposta reúne representantes do governo estadual, setor produtivo, universidades, cooperativas e instituições de pesquisa, consolidando um ambiente colaborativo voltado à competitividade e à sustentabilidade do agronegócio capixaba.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

O Programa do Ecossistema de Inovação Capixaba foi construído e validado com o apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), garantindo sinergia entre governo, academia e sociedade. O objetivo é priorizar as melhores propostas e fortalecer o desenvolvimento do agro por meio da ciência e da tecnologia.

Entre os participantes estão cooperativas como a Cooabriel e a Nater Coop, instituições de ensino superior como UVV, Ufes e Faesa, além de representantes de entidades como o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-ES), por meio do IBEF Agro.

O grupo tem como foco impulsionar o agronegócio capixaba por meio da integração entre ciência, tecnologia, sustentabilidade e gestão. A meta é criar um ambiente de cooperação que incentive soluções criativas, amplie a competitividade das cadeias produtivas e promova o crescimento sustentável do campo.

Em setembro, uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado instituiu oficialmente o Comitê Gestor, responsável por propor diretrizes estratégicas, apoiar a governança e acompanhar a implementação de ações e projetos vinculados ao Ecossistema de Inovação do Agro Capixaba.

Entre as competências do comitê estão propor diretrizes para o desenvolvimento da inovação agropecuária, fomentar a integração entre os diversos atores do setor, estimular a captação de recursos e parcerias estratégicas e avaliar os resultados das iniciativas implantadas.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a criação do comitê representa um passo decisivo rumo a um modelo de agricultura moderno e sustentável.

“O Espírito Santo dá mais um passo importante na consolidação de uma agricultura moderna, sustentável e conectada à inovação. A criação do Comitê Gestor do Ecossistema de Inovação do Agro Capixaba reforça o compromisso do Governo do Estado em aproximar o campo da ciência, da tecnologia e do empreendedorismo. Isso está alinhado às diretrizes do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4), que orienta, de forma estruturante, as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor agropecuário. O PEDEAG 4 tem como eixo central o conceito de inovabilidade – a integração entre inovação e sustentabilidade -, consolidando-se como referência para o fortalecimento das cadeias produtivas capixabas. 

A iniciativa reforça o papel da inovação como vetor de prosperidade e competitividade, integrando esforços para que o agronegócio capixaba continue crescendo de forma responsável e conectada às transformações tecnológicas do setor.

A criação do comitê reforça uma tendência irreversível: o futuro do campo passa, necessariamente, pela união entre inovação e sustentabilidade. O agronegócio capixaba vive um momento decisivo, em que não basta apenas produzir mais, é preciso produzir melhor, com eficiência, tecnologia e responsabilidade socioambiental. Integrar ciência, gestão e novas práticas é o caminho para manter o Espírito Santo na direção do desenvolvimento rural, tornando o setor mais competitivo, moderno e preparado para os desafios.

Composição do comitê gestor:

  1. Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) – Titular: Naiana Moraes do Nascimento e suplente: Flávio Marquini da Silva 
  2. Seag – Titular: Enio Bergoli da Costa e suplente: Michel Tesch Simon 
  3. Secti – Titular: Jales Cardoso Soares Junior e suplente: Samyr Chambela da Silveira 
  4. Fapes – Titular: Rodrigo Varejão Andreão e suplente: Elton Siqueira Moura 
  5. Incaper – Titular: Pedro Luis Pereira Teixeira de Carvalho e suplentes: José Aires Ventura e José Salazar Zanuncio Junior 
  6. Faes – Titular: Lidiane Gomes dos Santos e suplente: Fernanda Esteves Fleury de Freitas 
  7. Findes – Titular: Geferson Luiz dos Santos e suplente: Iramir Natal Pinheiro Junior 
  8. Sebrae-ES – Titular: Samuel Graciolli Silva e suplente: Jhenifer Ribeiro Soares 
  9. Senar-ES – Titular: Fabrício Gobbo Ferreira e suplente: Murilo Antonio Pedroni 
  10. Ufes – Titular: Samuel de Assis Silva e suplente: Willian Bucker Moraes 
  11. Ifes – Titular: André Romero da Silva e suplente: Sávio da Silva Berilli
  12. Faesa – Titular: Ellen Scopel Cometti e suplente: Renan Batista Queiroz 
  13. UVV – Titular: Alessandro Coutinho Ramos 
  14. ICCA – Titular: Amanda Azevedo Bertolazi e suplente: Camila Braga Guimarães 
  15. OCB/ES – Titular: Caroline Volponi Zanetti e suplente: Vinícius Schiavo 
  16. Cooabriel – Titular: Carlos Augusto Pandolfi e suplente: Kairo Henrique Rellis do Nascimento 
  17. Nater Coop – Titular: Fredy Holz e suplente: Marcelino Bellardt
  18. IBEF-ES – Titular: Stefany Sampaio Silveira e suplente: Brenno Zonta Vilanova
  19. Associação Agricultura Forte – Titular: Fernanda Marin Permanhane 
  20. Agridrones – Titular: Arthur Gomes Costa Fernandes e suplente: Valdicimar Mattusoch 
Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.