Mário Zardo, no Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante
Mário Zardo, no Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante

Imagine visitar uma propriedade no alto das montanhas capixabas e, além de saborear um bom café, participar da colheita e conhecer de perto todo o processo por trás da bebida. Essa é a proposta de Mário Zardo e Lucineia, casal pioneiro no turismo de experiência com café em Venda Nova do Imigrante, no Sítio Zardo, localizado no Alto Caxixe.

No Espírito Santo, esse modelo de vivência rural tem ganhado cada vez mais força com o projeto Cafés do Espírito Santo, uma iniciativa apoiada pelo Sicoob ES que já mapeou mais de 220 marcas de cafés especiais capixabas. Além de valorizar o produto local, a ação fomenta o turismo com a criação de um site que reúne sugestões de roteiros, com cafeterias, propriedades que oferecem hospedagem e até centros de pesquisa dedicados ao café.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Café especial: o Espírito Santo na rota do turismo de experiência

Quem chega por lá, especialmente na época da colheita, pode até colocar a mão na massa – ou melhor, na peneira – e vivenciar a colheita seletiva, onde apenas os grãos maduros são colhidos. “Nos meses de junho e julho fazemos esse processo com o turista. Eles colhem, levam para o terreiro, descascam e separam os grãos. É uma experiência completa”, conta Mário.

O produtor, conhecido como “mago do café”, trabalha com lavouras desde os 12 anos. Já foi meeiro, pequeno produtor e hoje comanda, ao lado da esposa, uma marca que comercializa cafés especiais com torra própria, vendidos para todo o Brasil via e-commerce. Um dos destaques é o Café Seleção do Mário, que se diferencia pela seleção manual dos grãos e uma torra precisa. 

Parte do investimento em qualidade veio com apoio financeiro do Sicoob, que permitiu a compra de equipamentos de torra de alta tecnologia, importados da Alemanha.

“Com essa máquina conseguimos fazer o café especial se tornar ainda mais especial, ressaltando as notas sensoriais que precisam ser apreciadas”, afirma Mário.

União entre Cafeicultura e Turismo

O trabalho do casal integra um movimento cada vez mais forte no Espírito Santo: a união entre cafeicultura e turismo. Desde 2013, eles recebem visitantes no sítio, oferecendo degustações, passeios e até parcerias com produtores locais e cervejeiros da região, com criações inusitadas como café fermentado com levedura de cerveja.

Esse movimento ganhou ainda mais força com o projeto Cafés do Espírito Santo, iniciativa do Sicoob que já mapeou mais de 220 marcas de cafés especiais capixabas. Além de fomentar o turismo de experiência, a ação criou um site com sugestões de roteiros turísticos, que incluem cafeterias, propriedades com hospedagem e até centros de pesquisa.

“O projeto tem características de inovação. A gente separou sugestões para quem quer apenas um passeio com café e também para os apaixonados, os coffee lovers, que querem imersão. No site, o visitante pode conhecer centros de tecnologia, fazer visitas autoguiadas e até comprar cafés direto dos produtores”, explica o publicitário Washington Pereira, idealizador do projeto.

Os cafés mapeados também ganharam espaço físico na capital, com a criação do Café Hall Sicoob, um ambiente moderno, acolhedor e conectado com o propósito da instituição financeira de valorizar o agronegócio. “A unidade é um ponto de conexão. O consumidor pode tomar um café, aprender sobre a produção e ainda levar para casa marcas que antes só estavam disponíveis no interior”, destaca Mayara Caus, diretora operacional do Sicoob Sul-Serrano.

Para o presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim, o café é mais do que um produto. “Ele faz parte da nossa história, da nossa cultura e da economia capixaba. Apoiar essa cadeia é mais que um desejo, é uma necessidade. O mundo está aprendendo a tomar café, e o Espírito Santo está pronto para mostrar a qualidade do que produz.”

Do campo à xícara, passando pela ciência, inovação e turismo, os cafés especiais do Espírito Santo estão conquistando paladares, gerando renda e valorizando a tradição com os pés no presente e os olhos no futuro.

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.