A quinta temporada do Espírito Startups — primeiro reality show de inovação da televisão capixaba — já tem data de estreia confirmada: dia 9 de agosto na tela da TV Vitória, afiliada da Record. A nova edição traz nove startups para apresentar seus negócios ao público e concorrer a R$ 500 mil em premiações. Veja, a seguir, as startups que vão participar desta temporada.
Conheça as startups selecionadas
As startups escolhidas passaram por uma pré-seleção da BButton e por um comitê composto pelo Folha Business, Apex e o Hub de inovação do Grupo Buaiz (HUGB). Foram avaliados critérios como grau de inovação, potencial de mercado, modelo de negócio, impacto social e ambiental e a diversidade nas equipes.
Conheça as selecionadas:
Endelevo
Transformar fachadas, mobiliários urbanos e construções em geradores de energia limpa: essa é a missão da Endelevo, que cria soluções sustentáveis para o ambiente construído. A startup capixaba já participou e foi premiada em eventos nacionais e internacionais e desenvolve desde mobiliários urbanos com painéis solares até sistemas de reaproveitamento de água e jardins verticais inteligentes.
Greenway
Capturar carbono e transformá-lo em biomassa de alto valor agregado: a Greenway criou um biorreator de microalgas com tecnologia proprietária, capaz de capturar CO₂ e outros poluentes da atmosfera, transformando o carbono em biomassa de alto valor agregado. A solução pode ser aplicada em setores como biofertilizantes, energia, bioplásticos e cosméticos.
Elementar Lab
Depois da pandemia, os casos de Burnout dispararam — e a Elementar quer ser parte da solução. A plataforma oferece trilhas de prevenção, trilhas educativas, programas de acompanhamento com psicólogos e um marketplace que conecta profissionais de saúde mental a pessoas em busca de tratamento. O diferencial, segundo a startup, é atuar tanto na prevenção para empresas, com um programa estruturado, quanto no atendimento individual direto via marketplace.
Manda pro Financeiro
A startup promete resolver a dificuldade do empreendedor em organizar as finanças de sua empresa. A Manda pro Financeiro entrega uma plataforma já alimentada com todos os dados financeiros da empresa, sem precisar de software complicado ou funcionário extra. É como terceirizar o financeiro — só que na nuvem.
Zapizi
A fintech integra tecnologia de pagamento via PIX e cartão a máquinas de autoatendimento, como vending machines (leia-se: máquina de venda automática), quiosques e equipamentos autônomos. O sistema da Zapizi ainda possui automação da liberação de produtos e gestão remota das vendas e estoques – e, de acordo com a startup, possui um modelo que funciona até em máquinas antigas.
Monnera
O mercado varejista tem dificuldade em fazer a criação, gestão, comunicação e o pagamento das campanhas de premiação para os times de vendedores. A Monnera promete resolver isso com uma plataforma onde o dono do negócio cria metas, acompanha a performance dos vendedores e paga as bonificações automaticamente — tudo em um único lugar.
Eva Desk
Empresas enfrentam desafios para otimizar processos operacionais, atendimento ao cliente e gestão eficiente de dados devido à ausência de soluções integradas e automatizadas. A Eva Desk quer centralizar e automatizar o atendimento digital e a operação de empresas por meio de inteligência artificial. A startup oferece desde uma plataforma de automação de atendimentos até dispositivos físicos que gravam reuniões e transformam em relatórios e planos de ação.
Resos
Você sabia que a maioria dos imóveis à venda no Brasil não tem planta disponível? A Resos busca resolver isso mapeando todas as plantas de apartamentos de uma cidade e criando o maior banco de dados do setor: ela promete um ‘Google Maps’ com plantas dos apartamentos, desenvolvendo assim uma rede de troca de informações e o maior banco de dados de imóveis vendidos da cidade.
Datasource Expert
Transformar dados em decisões ainda é um desafio para muitas empresas. A Datasource criou o DEXBoard, uma plataforma com visualização simplificada de todos os indicadores em um único portal. Já foi premiada por gigantes como Microsoft e TD Synnex.
Prêmio do Espírito Startups inclui investimento, mídia e consultoria
Como nas últimas temporadas, o Espírito Startups terá nove startups na disputa pelo prêmio. Em cada um dos três primeiros episódios, três empresas se apresentam para os jurados e respondem aos seus questionamentos. Apenas uma startup de cada episódio segue para a final – onde a grande vencedora será definida. O prêmio de R$ 500 mil inclui um aporte financeiro de R$ 100 mil da Apex Partners, serviços de consultoria do Hub de Inovação Grupo Buaiz e um pacote de mídia oferecido pela TV Vitória, ambos no valor de R$ 200 mil.