ESX, maior evento de inovação do Espírito Santo, espera receber 30 mil visitantes neste final de semana em Vitória ESX, maior evento de inovação do Espírito Santo, espera receber 30 mil visitantes neste final de semana em Vitória ESX, maior evento de inovação do Espírito Santo, espera receber 30 mil visitantes neste final de semana em Vitória ESX, maior evento de inovação do Espírito Santo, espera receber 30 mil visitantes neste final de semana em Vitória

O principal evento de inovação do Espírito Santo, o ESX (Espírito Santo Innovation Experience) espera receber um público de 30 mil visitantes nos próximos dias 14, 15 e  16 de junho. Realizado na Praça do Papa, em Vitória, o evento é uma iniciativa conjunta do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). Com quase 100 horas de conteúdos distribuídos ao longo de três dias, o ESX vai reunir mais de 130 palestrantes nacionais e internacionais, destacando como essas inovações podem ser aplicadas no dia a dia.


Mais de 200 startups vão apresentar soluções durante o ESX

Eurípedes Pedrinha, diretor-técnico do Sebrae/ES, destaca que o ESX oferecerá oportunidades únicas de conexão entre empresas e startups brasileiras, inclusive as capixabas. “Teremos rodadas tecnológicas, nas quais grandes empresas compartilharão suas dores e necessidades de melhorias, enquanto as startups terão a oportunidade de oferecer soluções, facilitando conexões e negócios entre empresas de diversos portes e segmentos. Além disso, haverá encontros com investidores, proporcionando aprendizado às startups, oferecendo orientações sobre como apresentar seus negócios e até mesmo a chance de encontrar potenciais interessados em investir em suas soluções”. Este ano, o evento contará com a participação de 242 startups expositoras, sendo 107 do Espírito Santo. Essas startups representam uma variedade de setores, desde meio ambiente e agronegócio até tecnologia e finanças. “A quarta edição do ESX consolida seu lugar como o principal festival de inovação do Espírito Santo e um dos maiores do país. Com mais de 20 expositores e 14 marcas patrocinadoras, além de mais de 200 startups apresentando suas soluções, das quais 40 são provenientes de fora do estado, o evento impulsiona um intenso networking e fortalece o ecossistema de inovação capixaba”, acrescentou Pedrinha. A lista de palestrantes inclui os principais nomes do cenário brasileiro, como Walter Longo, publicitário e sócio-diretor da Unimark comunicação; Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas; Ricardo Cappra, cientista-chefe do Cappra Institute, que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios. Além de Facundo Guerra, fundador do Grupo Vegas; Renato Meirelles, comunicólogo e escritor; Rafael Kiso, fundador e CMO da  plataforma de gestão de mídias sociais mLabs; e Dafna Blaschkauer, que abordarão temas diversos relacionados à inovação e negócios. Uma das novidades desta edição é que este será o primeiro evento carbono neutro do Sebrae/ES. As emissões de gases de efeito estufa serão quantificadas e compensadas por créditos de carbono do Grupo Marca. No local também haverá gestão de resíduos, valorização da reciclagem e ações de conscientização ambiental. Outra inovação é o lançamento de um canal de oportunidades de negócios, uma plataforma que funcionará como uma espécie de “Netflix” para empreendedores, oferecendo conteúdos sobre negócios. Além disso, será apresentado o Mapa Digital do Turismo, destacando iniciativas de desenvolvimento turístico em todo o estado. Com um movimento de expansão de público, o ESX atraiu mais de 25 mil visitantes na edição de 2023, e este ano espera superar essa marca, atraindo mais de 30 mil pessoas.

Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.