A Alugreen Indústria e Comércio anunciou, ontem (11), um investimento de R$ 45 milhões no Parque Logístico Espírito Santo (ParklogES), em Linhares, onde já iniciou a construção de um moderno parque industrial especializado em fundição de alumínio. A primeira fase do projeto prevê a geração de 50 empregos diretos e 500 indiretos. O anúncio foi destaque e pauta de discussão no 8° Fórum da Liberdade e Empreendedorismo, realizado em Linhares, no norte do Espírito Santo

Nesta etapa, o foco será o atendimento às indústrias metalúrgica e de aço. Já as fases 2 e 3, previstas para 2027, somarão mais R$ 60 milhões em investimentos e ampliarão a produção para ligas especiais e chapas de alumínio, voltadas também ao mercado internacional. A expectativa é a criação de 250 empregos diretos e 2.500 indiretos.

Frederico Menegatti, principal investidor do projeto da ALugreen em Linhares, explicou que a escolha pelo município foi estratégica em decorrência de sua localização próxima a portos e rodovias, infraestrutura logística e apoio do governo estadual e municipal que pesaram na decisão. Ele, inclusive, projeta que a chegada da empresa deve impulsionar a economia circular da região, fortalecendo cadeias produtivas e promovendo inclusão social.

“A localização geográfica privilegiada, próxima a portos, rodovias e centros consumidores, além do fato de contar com uma excelente infraestrutura logística foram também determinantes para nossa escolha. O estado também se destaca pela política de incentivos à industrialização sustentável e pela proximidade com importantes mercados consumidores de alumínio reciclado, especialmente os setores metalúrgico e siderúrgico”, explicou.

Fórum reúne empresários e lideranças capixabas em Linhares

Com o tema “O Brasil que Constrói”, o 8° Fórum da Liberdade e Empreendedorismo reuniu grandes nomes da política e do empreendedorismo nacional em Linhares. O evento, promovido pela Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel) e pela Aliança Jovem, trouxe reflexões e debates sobre os caminhos para transformar o cenário brasileiro.

O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, destacou a chegada da Alugreen como um marco para o município. Ele ressaltou que a cidade tem atraído indústrias alinhadas à sustentabilidade e à inovação.

“Hoje anunciamos, junto com o Governo do Estado, a instalação de mais uma indústria em Linhares. Mas não é qualquer indústria: é uma empresa com um perfil diferenciado, que dialoga com a energia da cidade, uma cidade que respira esportes, que aposta no turismo, que tem o maior litoral do Espírito Santo a ser explorado e que também é a maior produtora de café conilon do estado”, afirmou.

Scaramussa explicou o impacto positivo do processo de reciclagem de alumínio que será realizado pela Alugreen. “Essa empresa escolhe Linhares como cidade polo para economizar energia e gerar valor. Produzir alumínio primário exige um gasto, mas reciclar consome apenas 5% dessa energia. É um avanço que coloca de volta no mercado um produto que será utilizado em diversos setores. Essa é a Linhares que celebramos: moderna, sustentável e conectada às novas demandas da economia”, acrescentou.

No mundo, mais de 75% do metal produzido ainda está em uso e, no Brasil, mais de 95% das latas são reaproveitadas. O processo consome apenas 5% da energia usada na produção do alumínio primário, tornando-o altamente sustentável.

O prefeito lembrou ainda de outro movimento industrial recente que reforça a vocação inovadora do município e da região. “Semana passada comemoramos em Sooretama a instalação de uma indústria que vai produzir café descafeinado. Esse processo inovador tira a cafeína do café para utilizá-la em energéticos, medicamentos e refrigerantes, e devolve o aroma ao produto para atender ao consumidor que deseja o café descafeinado. É esse tipo de tecnologia que queremos ver florescer no Espírito Santo”, destacou.

O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, também participou do fórum e enfatizou a importância do anúncio da Alugreen para a economia local.

“Hoje celebramos um importante investimento privado que dará origem a um polo de processamento de sucata de alumínio em Linhares. Esse material pode ser fornecido, por exemplo, para a ArcelorMittal, que utiliza grandes volumes em seu processo industrial. É um avanço estratégico que resolve um gargalo e cria novas oportunidades”, ressaltou.

Ferraço destacou ainda como a diversificação industrial pode potencializar outros setores. “Se olharmos para nossas fábricas de café solúvel, que hoje exportam pelo Porto do Rio de Janeiro e pelo Porto de Vitória, veremos que em breve elas também poderão exportar pelo Porto de Aracruz. Isso vai gerar um choque positivo de competitividade não só para Linhares, mas para toda a região”, afirmou.

Participantes e impacto do Fórum

O evento contou ainda com a presença de nomes de destaque no cenário nacional e estadual, como o economista e ex-governador Paulo Hartung, o fundador da Norte Recicla, Luiz Mário Netto, o fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino, o CEO do Grupo Brinox, Christian Hartenstein, e Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob Espírito Santo.

Para Vinicius do Carmo Garcia, coordenador da Aliança Jovem, o fórum cumpre papel essencial na formação de novas lideranças. “O processo seletivo e o ciclo de formação da Aliança Jovem trabalham temas como empreendedorismo, liberdade e políticas econômicas. Isso dá base para que os participantes compreendam tanto gestão pública quanto privada, e a importância de alinhar esses dois mundos”, explicou.

Ele destacou o impacto dos cases apresentados durante o encontro. “O fórum traz para perto de nós pessoas que já superaram grandes desafios e construíram negócios de sucesso. Quando eles compartilham suas experiências, dão dicas e explicam os bastidores de suas trajetórias, colaboram para que os jovens desenvolvam senso crítico, construam sua própria forma de pensar e criem caminhos para inovar”, completou.

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.