
O Grupo Imetame firmou um acordo com a holandesa Hanseatic Global Terminals (HGT), que fará um investimento em 50% das ações da Imetame Logística Porto, em Aracruz. O acordo prevê que os dois parceiros desenvolverão e operarão o novo terminal de contêineres, que funcionará como uma moderna instalação portuária de transbordo e porta de entrada para outros portos. Segundo as empresas, o novo terminal deve iniciar as operações em 2028, com uma capacidade futura anual de cerca de 1,2 milhão de TEUs (medida padrão no transporte marítimo, equivalente a vinte pés). Entenda.
Terminal mira grandes rotas globais e reforça Espírito Santo como hub logístico
Com uma profundidade atual de 17 metros, e potencial expansão para 25 metros no futuro, o Porto da Imetame contará com uma infraestrutura capaz de receber navios de grande porte – com uma capacidade futura anual de cerca de 1,2 milhão de TEUs, 750 metros de cais e equipamentos de última geração para movimentação de contêineres.
Desde o início da construção, o grupo capixaba aponta que a meta é “receber os maiores navios do mundo” e atuar como um hub estratégico para a distribuição de cargas, conectando portos do Brasil, do Mercosul e, especialmente, os serviços provenientes da Ásia.
Para Etore Selvatici Cavallieri, presidente do Grupo Imetame, o movimento é um divisor de águas para a logística capixaba, ampliando a inserção do Espírito Santo nas principais rotas do comércio internacional. Ele aponta que a entrada do grupo holandês no projeto consolida uma aliança com foco em eficiência operacional, desenvolvimento regional e geração de valor para toda a cadeia logística.
“Estamos muito satisfeitos em ter a Hanseatic Global Terminals como uma forte parceira estratégica para o novo terminal de contêineres no Espírito Santo. A Hanseatic Global Terminals possui grande expertise para oferecer aos clientes, importadores e exportadores do novo terminal um manuseio de carga eficiente e fortalecer ainda mais a importância do Brasil no comércio global. Além da excelência operacional, estamos comprometidos em desenvolver oportunidades para a região, impulsionar a geração de empregos e fomentar o desenvolvimento de empresas locais”, afirma Cavallieri.
A holandesa Hanseatic Global Terminals atua como uma das principais plataformas globais de terminais portuários, administrando um portfólio com participações em 21 terminais e operações logísticas complementares distribuídas por 11 países. A estratégia de crescimento da companhia prevê ampliar essa presença para mais de 30 terminais até 2030.
“Este investimento no porto de Aracruz beneficia o Brasil ao fortalecer a infraestrutura comercial por meio de um porto mais próximo dos mercados consumidores e das principais rotas marítimas globais do que os portos de entrada tradicionais, proporcionando, assim, a diversos países de origem de cargas um acesso alternativo e mais eficiente aos mercados globais”, afirmou Dheeraj Bhatia, CEO da Hanseatic Global Terminals.