Um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo, Guarapari ganhou – pela primeira vez – um Plano Municipal de Turismo. A cidade, conhecida por suas mais de 50 praias, recebe mais de 1 milhão de visitantes apenas no verão. Agora, com o documento, o município passa a contar com um plano estruturado que, segundo especialistas, deve reduzir a sazonalidade, atrair investimentos e fortalecer a cadeia produtiva. “Nosso objetivo é garantir que o plano não fique apenas no papel”, aponta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo. Entenda.
Termo de cooperação é assinado entre a Prefeitura de Guarapari e o Sebrae/ES
Com a criação do plano, os impactos econômicos esperados incluem o aumento da permanência e do ticket médio de visitantes, a atração de novos empreendimentos, a redução da sazonalidade e a valorização das micro e pequenas empresas locais. Para oficializar a iniciativa, um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Guarapari e o Sebrae/ES foi assinado nesta terça-feira (09).
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, afirma que o plano conta com ações integradas e em rede, que podem refletir em maior geração de renda na economia, arrecadação de impostos e fortalecimento do comércio local, consolidando o turismo como vetor central da economia da cidade.
“A construção participativa do Plano Municipal de Turismo é um marco histórico para Guarapari, pois representa a consolidação de um planejamento estratégico feito a várias mãos: poder público, empresários, entidades e sociedade civil. Pela primeira vez, o município passa a contar com um documento técnico estruturado e validado coletivamente, que reflete os anseios e vocações locais. Essa abordagem garante legitimidade, maior engajamento dos atores envolvidos”, completa.
Um dos destaques do plano, que foi elaborado a partir da metodologia do Programa Fortalece Turismo, é a inserção do município em roteiros cooperados e estratégias de promoção conjunta com outros destinos capixabas.
“Dessa forma, Guarapari passa a ser elo estratégico na rede de destinos capixabas, aumentando sua competitividade e contribuindo nos roteiros integrados de norte a sul do estado, aproveitando a possibilidade logística de conectar e complementar territórios de forma colaborativa e integrada, demonstrando a diversidade de belezas, locais e gastronômica, que o estado do Espírito Santo oferta”, explica Rigo.
Após o lançamento, a iniciativa entra na fase de gestão e implementação, com ações como a criação de um observatório para monitoramento de indicadores e a execução de projetos prioritários.
“Este plano é resultado de um esforço coletivo e simboliza uma mudança de paradigma. Guarapari, que sempre foi reconhecida por sua vocação natural para o turismo, agora passa a contar com um planejamento estruturado que dará bases sólidas para nosso crescimento”, destaca o Secretário Municipal de Turismo, Fernando Otávio.