Após anunciar a aquisição de três laboratórios capixabas (Centrolab, Labortel e São Marcos), o Tommasi planeja mais uma incorporação, confirmou o diretor de operações Bruno Tommasi. O valor destinado para a quarta empresa está dentro do orçamento de  100 milhões que a companhia preparou para ir às compras neste ano. Acompanhe Mundo Business no Instagram


As quatro aquisições terão desembolso total de R$ 100 milhões

No Brasil, a consolidação do setor de laboratórios tem uma receita. Os grandes grupos laboratoriais como o Fleury apostam na estratégia de adquirir companhias com forte atuação regional e manter a mesma marca e identidade. No Espírito Santo, o Fleury comprou o Pretti e o Bioclínico e manteve tudo praticamente igual na interação com o cliente. O Laboratório Tommasi começou a participar da consolidação do mercado de laboratórios no Espírito Santo com três aquisições. Da mesma forma, a estratégia do Tommasi está baseada na aquisição de empresas menores com a manutenção da identidade original ao invés da expansão do número de unidades próprias. Bruno Tommasi, diretor de operações, garante que ainda tem mais uma aquisição do grupo por vir nessa primeira etapa. “Nessa primeira fase, os R$ 100 milhões serão suficientes para quatro aquisições, sendo que a quarta deve acontecer nos próximos meses. Após as três primeiras aquisições, vamos aguardar algum tempo para nos organizarmos e concluir a próxima transação em breve”, garantiu o diretor do Tommasi. Na avaliação Bruno Tommasi, todo esse investimento– em aquisições e nova estrutura– já tem um retorno esperado. Ele explica: “o crescimento do número de unidades no grupo e consequentemente do número de exames realizados vai tornar as operações mais eficientes e reduzir drasticamente os custos em algumas verticais”. Toda a análise de exames será realizada no novo centro de produção do Tommasi, que será instalado em Jardim Camburi, na antiga sede da Grafitusa. Com maior volume de exames, o Tommasi se beneficiará do ganho de escala e tornará a operação de todo o grupo mais eficiente.

Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.