
A fintech PicPay, criada no Espírito Santo, reportou resultados do primeiro semestre deste ano: R$ 208,4 milhões de lucro líquido – número que representa um salto de 237% em relação aos R$ 61,8 milhões obtidos no mesmo período do ano passado. A receita líquida acompanhou esse movimento e subiu 91% no intervalo de um ano, alcançando R$ 4,5 bilhões. Em seis meses, o banco digital já atingiu cerca de 80% do desempenho registrado em todo o ano de 2024, quando somou R$ 252 milhões de lucro e R$ 5,6 bilhões em receita.
Número de contas avançou 13%
Até junho, o aplicativo somava 64 milhões de contas, um avanço de 13% em comparação ao ano anterior. O número classifica o PicPay como o segundo maior banco digital do Brasil e o sétimo maior entre todas as instituições financeiras do país, segundo dados do Banco Central. Do total, 41,2 milhões de clientes eram ativos no segundo trimestre de 2025, alta de 14% em base anual.
O ‘bom momento’ da fintech capixaba também se reflete no engajamento da base de clientes. O aplicativo já concentra 87 milhões de chaves Pix registradas, o equivalente a 11% de todas as transações feitas no país. Já a receita de intermediação financeira – que inclui operações de crédito e cartões – chegou a R$ 1,5 bilhão, avanço expressivo de 184% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Durante os seis primeiros meses do ano, mais uma vez, entregamos um desempenho excepcional em termos de crescimento e lucratividade. Esses resultados demonstram nossa execução estratégica eficiente, reforçando a força do nosso modelo de negócios e nossa capacidade de acelerar o cross-selling dentro da nossa base de clientes. Nossa receita líquida total no primeiro semestre do ano alcançou R$ 4,5 bilhões, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pelo crescimento das operações de crédito e pela consistente diversificação do mix de receitas. […] Já o lucro líquido mais do que triplicou, alcançando R$ 208 milhões, resultando em um retorno sobre patrimônio líquido anualizado de 20,3% no 2T25”, afirmou o CEO do PicPay, Eduardo Chedid, em comunicado.