
Depois de desenvolver veículos autônomos para Vale, Petrobras, ArcelorMittal, Suzano, Portocel e Ypê e ser responsável pelo primeiro taxiamento autônomo de uma aeronave comercial no mundo, a capixaba Lume Robotics quer expandir suas operações em portos, minas e indústrias no Brasil, além de iniciar uma expansão internacional. Para isso, vem conversando com fundos de investimento para levantar R$ 15 milhões, com objetivo de consolidar o modelo escalável e estruturar um centro de testes avançados em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
EUA, México, Uruguai e Peru estão no radar da capixaba
Fundada em 2019 por especialistas do Projeto IARA/UFES, a Lume Robotics desenvolveu o Sistema Lume de Mobilidade Autônoma, único no hemisfério sul com solução avançada em tecnologia autônoma, que integra radar, GPS e visão computacional para operar sem motorista em ambientes mapeados.
Desde então, já desenvolveu projetos como o primeiro taxiamento autônomo de uma aeronave comercial no mundo, em parceria com a UFES e a Embraer; um utilitário elétrico autônomo para a Petrobras; um ônibus autônomo com capacidade para 21 passageiros para a Marcolopo; e caminhões projetados para operar sem intervenção humana para empresas como Ypê, Portocel e ArcelorMittal.
Atualmente, a Lume atua no Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará e São Paulo. Para expandir suas operações para mais estados e iniciar um movimento de expansão internacional, a empresa abriu uma rodada de captação e vem conversando com fundos de investimento para levantar R$ 15 milhões. Os recursos serão voltados a um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a consolidação do modelo escalável.
Rânik Guidolini, diretor executivo da Lume Robotics, explica que fora do país, a meta é expandir para os Estados Unidos, mas países como México, Uruguai e Peru também estão no radar.
“Já estamos em conversa com diversos fundos de investimento. A Lume vem se consolidando, cada vez mais, no cenário mundial entre as líderes em tecnologia de veículos autônomos. Sem dúvidas, seremos a Embraer dos veículos autônomos, posicionando o Brasil e o Espírito Santo na vanguarda dessa inovação”, afirma.
A equipe técnica da Lume reúne 5 doutores, 5 mestres e 35 especialistas.
Neste ano, a capixaba deve faturar R$ 5 milhões e tem como meta desenvolver 10 caminhões autônomos para mineradoras e indústrias brasileiras. A expectativa, segundo o diretor, é alcançar um faturamento de R$ 10 milhões em 2026, e dobrar o número de veículos produzidos a cada ano.