De 15 a 18 de outubro, a cidade de Linhares recebe a terceira edição do Cacau Fest, uma feira e exposição de negócios que celebra o cacau em todas as suas formas, do campo à barra. Mais de 12 mil pessoas são esperadas para circular pelos 68 estandes, que reúnem produtores, agroindústrias, chocolatiers, empreendedores e amantes do cacau.
Realizado no Conceição Hall, o Cacau Fest é o maior evento de cacau e chocolate da Região Sudeste e chega à sua nova edição com uma programação que inclui o 9º Concurso Capixaba de Qualidade de Amêndoas de Cacau, o Concurso Nacional de Chocolates, o II Fórum dos Produtores de Cacau e Chocolate da Região Sudeste e o Concurso Rainha do Cacau.
Produtores capixabas disputam premiação que reconhece a excelência das amêndoas de cacau
Entre os destaques estão os Cooking Shows com chefs convidados, que apresentarão receitas exclusivas à base de cacau e chocolate. O evento também contará com o tradicional Tombo do Chocolate, que vai utilizar 300 quilos de chocolate especial, apresentações artísticas e culturais, além de visitas técnicas à Fazenda São Luiz, do cacauicultor Emir de Macedo Gomes Filho, proporcionando uma imersão no universo do cacau capixaba.
O II Fórum dos Produtores de Cacau e Chocolate da Região Sudeste reunirá representantes dos quatro estados da região para debater temas como sustentabilidade, certificações, mercado e valorização das marcas locais. Já o Concurso Nacional de Chocolates promete revelar novos talentos e consolidar o Espírito Santo como referência em qualidade e inovação na produção de chocolates de origem.
Ao longo dos quatro dias de evento, serão abordados temas como manejo sustentável, certificações, agricultura regenerativa, além de debates sobre tendências globais do mercado de chocolate “tree to bar” e “bean to bar”, tecnologias para a cacauicultura, qualidade sensorial e os rumos da gastronomia com chocolate
Entre as palestras estão temas como poda de formação e manutenção do cacaueiro, o papel da assistência técnica na produção de cacau fino, fermentação zero e seus impactos na qualidade do cacau e na saúde humana, além da situação atual da monilíase do cacaueiro no Brasil, com participação de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com André Scampini, secretário-executivo da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), o Cacau Fest tem o propósito de agregar valor e integrar todos os elos da cadeia produtiva do cacau.
“O Cacau Fest tem o objetivo de agregar toda a cadeia produtiva do cacau, desde os produtores até os chocolates makers, além de todos os profissionais ligados ao setor. A proposta é colocar todos juntos, trocando informações, fazendo networking e fortalecendo o relacionamento entre quem produz e quem transforma o cacau em chocolate”, explica.
Segundo ele, o evento também busca aproximar o público consumidor, promovendo atividades culturais, gastronômicas e educativas. Também reforça que o evento deve atrair visitantes de vários estados brasileiros, principalmente da região Sudeste.
Scampini comenta que o evento chega em um momento estratégico, com o mercado em alta e novas oportunidades surgindo para o setor.
“O produtor depende do chocolate maker, e o chocolate maker depende do produtor. Agora que o preço do cacau está em grande alta, mais do que nunca o setor precisa se unir, trocar informações, firmar parcerias de negócios e conhecer as tendências do mercado mundial para se preparar para as transformações que estão chegando”, destaca.
Entre os temas prioritários estão o controle de doenças como a monilíase do cacaueiro, considerada mais devastadora que a vassoura-de-bruxa, o uso de técnicas regenerativas e o custo de produção, todos pontos centrais nas discussões e palestras do evento.
“Também queremos abordar as tendências do chocolate no mercado, que hoje vão além das tradicionais barras. O chocolate é cada vez mais visto como um produto de valor agregado, com sabores, aromas e experiências diferenciadas. Esses serão temas importantes das palestras ao longo dos três dias do Cacau Fest”, afirma.