
O Sicoob ES acaba de bater a marca de 1 milhão de cooperados no Espírito Santo – número que, segundo a instituição, reflete um crescimento médio anual de 19%. Em 2025, a cooperativa financeira figurou, pelo terceiro ano consecutivo, como o maior grupo empresarial do estado no Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas. “Alcançamos um milhão de cooperados em 36 anos de semeadura, baseada em um modelo que coloca as pessoas no mesmo patamar de importância dos resultados”, afirma o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central ES, Bento Venturim.
Instituição está presente em 75 municípios capixabas
A trajetória até o primeiro milhão foi construída de forma contínua: eram 50 mil cooperados em 2007, chegaram a 100 mil em 2010, ultrapassaram 200 mil em 2014 e romperam a marca de 500 mil em 2021. Agora, acabam de atingir a marca do primeiro milhão de cooperados.
Para Venturim, que também é um dos fundadores do Sicoob no Espírito Santo e no Brasil, o avanço está diretamente ligado à preservação do DNA cooperativista e ao relacionamento próximo com as comunidades.

“No começo, sabíamos o nome, o número da conta e até o saldo de cada um. Ainda hoje, conseguimos manter um nível de proximidade e relacionamento como tínhamos. O Sicoob faz bem e quero agradecer aos profissionais que atuam conosco, aos conselheiros, aos sócios-fundadores, muitos ainda em atuação, e aos cooperados”, completa Bento Venturim.
A regional capixaba reúne seis cooperativas singulares — Sul-Litorâneo, Sul, Coopermais, Sul-Serrano, Credirochas e Conexão — e, hoje, está presente em 75 municípios do Espírito Santo e em outras 43 cidades no Rio de Janeiro, em São José dos Campos (SP) e na Bahia. Em nível nacional, o Sicoob tem mais de 9,1 milhões de cooperados e está presente em todo o país.