
A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) acaba de assinar um termo de compromisso para a instalação de uma fábrica de veículos no Espírito Santo. O documento foi formalizado em agenda na China, com a assinatura do vice-governador Ricardo Ferraço e do fundador da montadora, Jack Wei, e abre caminho para que o estado avance nas tratativas técnicas e institucionais para viabilizar o investimento. O movimento também consolida uma relação logística que já vinha ganhando escala no Espírito Santo: apenas em 2025, a GWM importou mais de 45 mil veículos pelos portos capixabas.
Da importação pelos portos capixabas à indústria em Aracruz
O anúncio ocorre em meio a uma missão internacional estratégica com o objetivo de ampliar a atração de investimentos produtivos para o Espírito Santo. A agenda teve escala em Doha, no Catar, e segue concentrada na China, onde estão as tratativas para a implantação da unidade industrial da GWM no território capixaba, em reuniões com executivos da montadora e autoridades locais.
A instalação da fábrica está projetada para a área do ParkLog, em Aracruz, no Norte do estado. Nos bastidores, o projeto é tratado como um investimento de grande porte, com potencial de impacto direto na geração de empregos, renda e no fortalecimento da política capixaba de diversificação da base produtiva, ao reposicionar o Espírito Santo no mapa da indústria automotiva nacional.
Importante lembrar que, em 2025, a montadora inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, em Iracemápolis (SP). O plano de investimento da empresa no país pode chegar a R$ 10 bilhões até 2032 – essa segunda planta entra justamente nesse projeto de expansão. Além do Espírito Santo, estados como Paraná e Santa Catarina estavam na corrida pelo segundo projeto industrial no país. À época, executivos da GWM afirmaram que o estado é ‘peça-chave’ para o crescimento da montadora no Brasil, não apenas pela eficiência portuária, mas também pelo ambiente seguro para novos investimentos.
O governador Renato Casagrande reforçou o caráter estratégico do movimento e o histórico recente da operação logística que antecede o investimento industrial. “Assinamos um termo de compromisso com a Great Wall Motors, que só em 2025 já importou mais de 45 mil veículos pelos portos capixabas, para dar um passo histórico: implantar uma indústria de produção de veículos no Espírito Santo”, afirmou.
Hoje, todos os veículos da GWM importados da China chegam ao Brasil pelo Porto de Vitória, em uma operação logística conduzida em parceria com a Comexport, uma das maiores tradings do país. A concentração desse fluxo no Espírito Santo é atribuída à eficiência logística, à localização estratégica e à infraestrutura portuária.