
Ícone de Venda Nova do Imigrante e um dos cartões-postais do agroturismo capixaba, o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman – o Polentão, que abriga a tradicional Festa da Polenta – receberá um investimento de cerca de R$ 12 milhões para modernização completa de sua estrutura. A reestruturação será custeada por meio de um convênio com o governo estadual e prevê uma nova cobertura com estrutura moderna, elétrica e de prevenção a incêndios. O projeto foi elaborado com apoio do Sicoob Sul-Serrano e será executado no mesmo local do galpão original, construído em 1994.
Modernização vai fortalecer o turismo, a economia e a identidade local, aponta prefeito
A modernização do Polentão atende a uma demanda antiga da cidade e busca posicionar Venda Nova do Imigrante em um novo patamar de infraestrutura para eventos, segundo o prefeito da cidade, Dalton Perim. A proposta, de acordo com ele, é substituir integralmente a estrutura atual, que apresenta sinais de desgaste, por um novo galpão com cobertura moderna e sistemas atualizados de iluminação e segurança.
“Hoje, nossa estrutura está obsoleta, com problemas de vazamento e limitações técnicas. A proposta é substituir o telhado e construir uma nova estrutura mais moderna, com todos os projetos atualizados. O Polentão é um espaço estratégico para o movimento econômico, social e turístico de Venda Nova e merece essa atenção”, afirma o prefeito.
A expectativa da gestão municipal é licitar a obra até o início da próxima Festa da Polenta, prevista para outubro. “Estamos acelerando o processo para conseguir anunciar a empresa vencedora durante a festa e iniciar as obras em seguida. A meta é concluir em um ano e já realizar a próxima edição no ‘novo’ Polentão”, completa Perim.
O investimento de R$ 12 milhões para a reforma será viabilizado por meio de um convênio com o Governo do Estado. Para o vice-governador Ricardo Ferraço, o projeto fortalece uma das mais importantes verticais do turismo capixaba.
“O Polentão é a nossa ‘catedral do agroturismo’ do Espírito Santo. Por isso mesmo, sob a orientação do governador Renato Casagrande, vamos investir na reestruturação do espaço para dotá-lo de uma infraestrutura adequada, moderna e versátil, para ele continuar sendo um centro de atividades, de eventos, de promoção do todo o agroturismo das nossas regiões de montanhas do Espírito Santo – de forma especial de Venda Nova do Imigrante –, gerando oportunidades, negócios e renda. É um investimento bacana para fortalecer uma das mais importantes verticais do nosso turismo”, afirma o vice-governador.
O projeto arquitetônico da nova cobertura foi doado pelo Sicoob Sul-Serrano, que tem sede em Venda Nova do Imigrante.
“Contribuir com essa transformação é reafirmar o nosso propósito cooperativista: promover prosperidade e desenvolvimento para as comunidades onde estamos presentes. O Polentão é muito mais que um espaço físico — é símbolo de identidade, tradição e geração de oportunidades para Venda Nova e para toda a região”, destaca Mayara Caus, diretora operacional da cooperativa.