Óscar das Bebidas elege cervejarias capixabas entre as 50 melhores da América Latina

O Brasil Cup, conhecido como o “Oscar das Bebidas”, premiou cervejarias e rótulos com medalhas de ouro, prata e bronze no evento realizado em Florianópolis, entre os dias 4 e 9 de agosto. Jurados de 16 países também elegeram as 10 melhores cervejas da América Latina na categoria The Best of Show – e todas são brasileiras.

Entre as 10 vencedoras, Santa Catarina dominou a lista, com cinco indicações: (048) Witbier, Audrey Doll, Hop Sour, (048) Imperial Stout Banana, Canela e Baunilha e Puma German Lages. Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Espírito Santo tiveram uma representante cada. O destaque capixaba foi a Cervejaria Três Santas, de Santa Teresa, localizada no Circuito Caravaggio.

A categoria Cerveja do Ano – The Best of Show reúne os rótulos premiados com medalhas de ouro, avaliados em grupos que vão desde cervejas ácidas até estilos inovadores, celebrando a diversidade de sabores e propostas criativas.

Além disso, mais três cervejarias capixabas conquistaram posição no ranking das 50 melhores da América Latina, ao lado de representantes do Chile e da Argentina.

Premiação geral

No resultado geral entre as 50 melhores cervejarias da América Latina, as cervejarias capixabas se destacaram:

  • Cervejaria Três Santas (Santa Teresa): 15 medalhas – 5 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze. I Aposta no turismo de experiência no Circuito Caravaggio e produz cerca de 45 mil litros por ano, mantendo o conceito artesanal de brewpub. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleita a Melhor Cervejaria Brewpub do Brasil.
  • Marlin Azul (Vila Velha): 4 medalhas – 3 de ouro e 1 de bronze. I Localizada em Itaparica, tem brewpub com até 15 estilos de cerveja, todos com nomes inspirados em peixes, refletindo a paixão do proprietário pelo mar.
  • Três Torres (João Neiva): 3 medalhas – 1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. I Além da produção, conta com bar e restaurante para uma vivência completa.
  • Piwo (Venda Nova do Imigrante): 2 medalhas – 1 de ouro e 1 de bronze. I Produz cervejas com identidade local e ingredientes da região, oferecendo uma experiência rural com jardim e pomar para os visitantes.

O cervejeiro Juca Lima, da Três Santas, conta que começou a produzir em casa, sem ambição de grandes volumes, mas com o objetivo de criar cervejas marcantes.

“Nunca fui ligado em competições, mas em 2022 mandei nossas cervejas para a primeira Copa Capixaba de Cerveja Artesanal para ouvir o que os especialistas achavam. Sempre quisemos ser grandes em qualidade, não em tamanho”, afirma.

Desde então, a trajetória é de crescimento constante: “Nossa trajetória tem sido de crescimento ano após ano. Em 2022 fomos eleitos Melhor Cervejaria do Ano na Copa Capixaba, em 2023 e 2024 nos tornamos a cervejaria mais premiada do Espírito Santo. No Brasil Cup conquistamos uma medalha de bronze em 2022, uma de ouro em 2023, 11 medalhas em 2024, incluindo o título de Melhor Brewpub, e neste ano alcançamos 15 medalhas e novamente o prêmio de Melhor Brewpub do Brasil.”

Espírito Santo em alta no setor

O Espírito Santo tem se consolidado como destaque no cenário cervejeiro nacional. Em 2024, foi o estado que mais cresceu em número de cervejas registradas no Mapa, saltando de 1.221 para 1.434 produtos – um avanço de 17,4%.

O número de cervejarias também subiu: agora são 90 registradas, alta de 9,8% em relação ao ano anterior. O estado ocupa o 7º lugar em número de cervejarias no Brasil e o 3º em densidade, com uma para cada 45,5 mil habitantes.

Atualmente, 31 municípios capixabas contam com pelo menos uma cervejaria. Vila Velha lidera, com 15 estabelecimentos – sendo o único município do Espírito Santo a ultrapassar a marca de 10 cervejarias registradas.

Leia também:

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.