A operação com veículo autônomo, que já é realidade em algumas atividades, começou a ser testada pela Suzano, no Portocel, terminal multicargas e multimodal localizado em Aracruz, no norte do Espírito Santo. A iniciativa é inédita no setor portuário e está alinhada à estratégia do terminal de aprimorar as operações e fortalecer a competitividade. A tecnologia utilizada nos veículos autônomos foi desenvolvida em parceria com a startup capixaba Lume Robotics e a VIX Logística.

Aplicação de veículos autônomos é inédita no setor portuário

A startup capixaba que desenvolveu a tecnologia para tornar veículos autônomos, a Lume Robotics, foi fundada em 2019 e tem como sócia a Vix Logística, do Grupo Águia Branca. A startup já fez parcerias com outras empresas com atuação no Espírito Santo além do Portocel, como a ArcelorMittal. A Lume também desenvolveu o primeiro ônibus autônomo da América Latina em parceria com a Marcopolo. A movimentação de cargas por caminhões autônomos no Portocel é iniciativa inédita no setor portuário na América Latina. O veículo autônomo é um transporte totalmente conduzido por sistema computacional operado com inteligência artificial. Para isso, foram adaptados dois cavalos mecânicos de carretas que fazem o transporte interno de celulose, para os testes com o sistema automatizado, que está sendo feito de forma assistida, ou seja, com veículo tripulado. Estes veículos farão a movimentação interna de carga de celulose, atendendo aos subprocessos de embarque de navio, descarga de barcaças e movimentações internas em pátio, armazém e cais. O gerente Executivo de Portocel, Alexandre Billot Mori explica que, juntamente com seus acionistas, Suzano e Cenibra e parceiros, o Portocel vem desenvolvendo estudos para aprimorar sua operação por meio de soluções tecnológicas. Atualmente, o Portocel tem capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas de cargas por ano, e está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. Atualmente, a Lume tem uma equipe de 25 colaboradores e fechou o ano passado com um faturamento de R$ 3,6 milhões. Com uma nova frota caminhões autônomos em implantação e o lançamento do ônibus autônomo, a expectativa é triplicar o faturamento em 2023, chegando a uma cifra próxima de R$ 12 milhões.

Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.