Previsto para 2026, Porto da Imetame finaliza primeiro trecho do terminal de contêineres 

Com inauguração prevista para 2026, o Porto da Imetame – que está sendo construído em Aracruz, no norte do Espírito Santo, a 80 quilômetros da capital Vitória – acaba de concluir a primeira etapa do cais do terminal de contêineres. Para a primeira fase das obras estão previstos 750 metros de cais – dos quais 230 foram concluídos. A expectativa é que, em seu primeiro ano de operação, o porto movimente 80 mil contêineres e 500 mil toneladas de carga geral.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Meta é tornar o terminal um hub estratégico para a distribuição de cargas no país

Com uma profundidade atual de 17 metros, e potencial expansão para 25 metros no futuro, o Porto da Imetame contará com uma infraestrutura capaz de receber navios porta-contêineres (New Post Panamax). Para o início da primeira fase de operação do porto, no segundo semestre de 2026, o cais contará com dois berços. 

De acordo com a empresa, o terminal de contêineres entrará em operação com capacidade de movimentação anual de 300 mil TEUs. Quando operar em capacidade total, terá condições operacionais para movimentar cerca de 1 milhão de TEUs. 

Para a primeira fase das obras estão previstos 750 metros de cais – dos quais 230 foram concluídos. Segundo Geraldo Magela Giacomin Pereira, diretor interino do Imetame Logística Porto, nesse trecho do Cais, toda a concretagem foi realizada, além de concluída a infraestrutura básica e sinalizações horizontais de trânsito, seguindo padrões internacionais de controle viário.

“Conseguimos um marco importante no nosso empreendimento com a finalização dos primeiros 230m do cais de contêineres. Este marco confirma o nosso compromisso com o cronograma de entrega das obras do Porto, que tem previsão de início das operações para 2026”, afirma.

A meta, segundo o terminal, é “receber os maiores navios do mundo” e atuar como um hub estratégico para a distribuição de cargas, conectando portos do Brasil, do Mercosul e, especialmente, os serviços provenientes da Ásia.

Leia também:

Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.