
O Espírito Santo se firma, cada vez mais, como um hub estratégico para a logística nacional e internacional. Esse posicionamento é impulsionado por sua localização geográfica privilegiada — em um raio de 1.200 km, atingimos cerca de 60% do PIB do país. No próximo mês, o estado terá sua primeira feira dedicada à logística, transportes e comércio exterior: a Modal Expo, que reunirá, entre os dias 03 a 05 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra, mais de 100 players do setor. A expectativa, segundo a organização, é que o encontro movimente mais de R$ 50 milhões em negócios.
Evento contará com arena de conteúdo e área para encontros de negócios
O evento, promovido pelo Sindiex, Sincades e Transcares – entidades que representam diferentes segmentos do setor de logística, transporte e comércio exterior no Espírito Santo – reunirá mais de 100 empresas dos segmentos, entre os expositores, Vports, Portocel, Imetame, Terca, GDL Logística, ES Gás e Grupo Águia Branca.
O presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, aponta que o encontro é uma oportunidade para garantir uma integração eficiente dos recursos de infraestrutura, fortalecendo a intermodalidade entre os principais setores da economia capixaba.
“O Espírito Santo já desponta como um dos principais hubs logísticos do Brasil, beneficiado por sua localização estratégica, permitindo acesso a 70% do PIB brasileiro em um raio de 1.200 km. Os recentes investimentos em infraestrutura portuária têm melhorado a eficiência logística e ampliado a capacidade de movimentação de cargas. O Brasil e o Espírito Santo estão integrados, temos um bom ambiente de negócios e diálogo entre os poderes. O estado está pronto para receber novos investimentos e se tornar um hub logístico brasileiro”, afirma Acosta.
Idalberto Moro, presidente do Sincades e do Sistema Fecomércio-ES, completa que o Espírito Santo pode ser uma conexão estratégica com o país através de seus portos, rodovias e ferrovias instaladas.
“A Modal Expo ampliará nossa visibilidade nacional e destacará a eficiência logística capixaba. Quando o incentivo fiscal terminar em 2032, este será um dos nossos diferenciais”, destaca Moro.
Além da área de exposição, o evento contará com uma arena de conteúdo, onde acontecerão debates sobre comércio exterior, transporte, distribuição e logística, reunindo os especialistas e líderes do setor. Durante os três dias do evento, serão apresentadas tendências, inovações e desafios estratégicos, com temas intersetoriais distribuídos em três auditórios exclusivos.