A Queijaria Pedrazul, de Domingos Martins, foi premiada no 1º Prêmio Sudeste de Queijos, realizado em São Paulo, conquistando três medalhas de bronze. Entre os destaques, o Don Chabin Pedrazul foi eleito o melhor queijo do Espírito Santo pelos jurados. De coloração negra, ele é único no estado por ser produzido com 50% de leite de ovelha e 50% de leite de cabra, além de passar por 90 dias de maturação. A premiação aconteceu no último sábado (30), em São Paulo, e reuniu mais de 650 queijos inscritos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Concurso realizado em São Paulo selecionou os melhores queijos do Sudeste
“Este é um concurso diferenciado, com critérios de julgamento bastante rigorosos. Apenas dois em cada dez queijos inscritos conquistaram medalhas, o que torna essa vitória ainda mais significativa para o Espírito Santo”, destacou Tião Barbosa, mestre queijeiro da Pedrazul.
Além do Don Chabin, a queijaria inscreveu o Boursin Alecrim Pedrazul e o Boursin Lemon Pedrazul, ambos premiados com medalha de bronze. O Don Chabin obteve a maior pontuação e garantiu o título de melhor queijo do estado.
“Neste concurso dificílimo, conseguimos medalha nos três queijos que apresentamos, o que nos deixa muito orgulhosos”, acrescentou Barbosa.
O Boursin Alecrim, aliás, já havia conquistado a medalha de ouro em 2024 no VII Prêmio Brasil, realizado em Santa Catarina. No Espírito Santo, esse tipo de queijo é produzido pela Queijaria Pedrazul, localizada no distrito de Alto Galo, em Domingos Martins. Vendido em potes de vidro, o boursin é formado por pequenas bolinhas de queijo cremoso, de textura suave, imersas em azeite extra virgem.
O 1º Prêmio Sudeste de Queijos Artesanais reuniu mais de 650 inscritos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A avaliação contou com 90 jurados técnicos, nacionais e internacionais, sob organização da Prefeitura de Cunha (SP) em parceria com a Associação SertãoBras, entidade referência na valorização dos queijos artesanais brasileiros e também responsável pelo Mundial do Queijo Brasil.
Cada reconhecimento simboliza não apenas a excelência dos produtos, mas também o esforço e a dedicação de produtores que acreditam em sua vocação e buscam ampliar mercados e conquistar mais espaço no cenário nacional.
Os grandes campeões do evento:
1º lugar – Queijo Dona Iaiá 50 dias – Queijaria Dona Iaiá
2º lugar – Cerro Alto Boursin Ervas – Queijaria Cerro Alto
3º lugar – Sintonia – Sítio Braguinha
Categorias especiais:
- Melhor Queijo de Leite Cru – Queijo Imperial – Queijaria Capril Rancho das Vertentes
- Melhor Queijo de Leite Pasteurizado – Queijo Paul Bartholdy 3 a 6 meses – Queijaria Dansken
- Melhor Queijo de São Paulo – Queijo Crivo – Queijaria da Estância
- Melhor Queijo de Minas Gerais – Queijo Rio Acima Capa Preta 5 meses – Queijaria Fazenda Rio Acima
- Melhor Queijo do Rio de Janeiro – Queijo Sapucaia-Puri – Queijaria Capril do Lago
- Melhor Queijo do Espírito Santo – Queijo Don Chabin Pedrazul – Queijaria Pedrazul