Reconhecido nacionalmente pela produção de pimentas, São Mateus, no Norte do Espírito Santo, se prepara para receber um evento inédito: a primeira edição do Empório Pimentas e Cafés. A feira acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, na Praça Amélia Boroto, e deve atrair cerca de 25 mil visitantes.
São Mateus é o maior produtor de pimenta-do-reino e pimenta-rosa do Brasil
O município é o maior produtor de pimenta-do-reino e pimenta-rosa do Brasil e conta, inclusive, com Indicação Geográfica (IG) para a pimenta-rosa. Esse protagonismo será celebrado com uma programação que inclui exposição de produtos agrícolas, gastronomia regional, apresentações musicais de forró e moda de viola, eleição da Rainha da Pimenta e do Café, além da estreia do Fórum Estadual de Especiarias.
Idealizado pela Instância de Governança Regional de Turismo da Região do Verde e das Águas (Adetur), o evento também destaca o café, outro produto de relevância para o Norte e Noroeste capixabas.
“O Empório reúne todos os fatores para impulsionar o agroturismo e valorizar essas joias que são a pimenta e o café. Teremos feira de produtos agroindustriais e artesanais, praça gastronômica, oficinas e workshops com degustações abertas ao público”, afirma Cimá Guizani, presidente da Adetur.
Segundo ela, o Fórum Estadual de Especiarias será o “braço técnico” do evento, com mais de dez painéis, palestras e mesas-redondas sobre cultivo, manejo sustentável, mercado, inovação e identidade territorial. Entre os temas, estarão a pesquisa e a qualidade na produção de pimenta e café, agroecologia, sistemas integrados de cultivo, usos gastronômicos e alternativos das especiarias e o turismo de experiência como ferramenta de desenvolvimento rural.
O Empório é realizado pela Prefeitura de São Mateus, com apoio do Sindicato Rural, e conta com a parceria da Adetur.
Indicação Geográfica fortalece produção local
São Mateus é o maior polo de produção, coleta, exportação e processamento de pimenta-rosa no país. Em 2023, com apoio técnico do Incaper, conquistou a Indicação Geográfica (IG) do produto, um selo que atesta origem e qualidade, ampliando oportunidades no mercado interno e internacional.
O Espírito Santo é o maior produtor e exportador de pimenta-rosa do Brasil, sendo que mais de 90% da produção local é exportada para países da Europa, Ásia e Estados Unidos.
Parceria com a Natura
Essa qualidade atraiu até a indústria cosmética. A Natura, uma das maiores empresas do setor, substituiu a pimenta-rosa importada que utilizava em fragrâncias por um ingrediente 100% capixaba, produzido pela agricultora Ana Paula Martin, de São Mateus.
“Nós identificamos que o Espírito Santo é uma das regiões mais produtivas e tradicionais no cultivo da pimenta-rosa. Ao conhecer a propriedade da Ana Paula, vimos boas práticas, cultivo orgânico certificado e manejo cuidadoso da planta”, afirma Carolina Domênico, gerente de Relacionamento da Natura.
Para Fabiana Gomes Ruas, extensionista do Incaper, a IG na modalidade de Indicação de Procedência é um marco. “Ela garante qualidade, assegura que não há mão de obra inadequada em nenhuma etapa da produção e que o produto é livre de resíduos, além de assegurar retorno financeiro ao produtor”, explica.
Carolina Domênico completa: “Estar em São Mateus, com seu solo e clima ideais, trouxe para nós o perfil olfativo que estávamos buscando”.