Serenata do Amor deixa de ser bombom para pagar menos impostos Serenata do Amor deixa de ser bombom para pagar menos impostos Serenata do Amor deixa de ser bombom para pagar menos impostos Serenata do Amor deixa de ser bombom para pagar menos impostos

Você deve ter percebido que a embalagem do Serenata de Amor mudou recentemente. Por trás dessa mudança, está uma manobra estratégica da fabricante Garoto/Nestlé para pagar menos impostos. A fábrica passou a classificar este produto como “Waffer” e não mais como bombom de chocolate. Uma alteração conceitual sutil, mas que gera uma enorme repercussão para as contas da empresa. Acompanhe Mundo Business no Instagram


“A manobra jurídica é legalmente possível”, avalia advogado

O que antes era um papel-filme torcido nas extremidades, agora vem no modelo flow-pack, sendo as extremidades vedadas. A justificativa para isso reside no fato de que com as entradas de ar vedadas, o produto permanece conservado por mais tempo, preservando a crocância e o aroma do bombom. Apesar desta ser a mudança mais fácil de ser percebida pelo consumidor, ela não é a única. Isso ocorre porque, anteriormente, a classificação atribuída ao produto era “Chocolates e outras preparações que contenham cacau, em tabletes recheados”. Com a mudança o produto passou a ser classificado como “Produtos de padaria, pastelaria ou da indústria de bolachas e biscoito, mesmo adicionados de cacau; waffles e waffers”. Com essa simples mudança técnica, que poucos consumidores se atentam na embalagem, a alíquota de IPI (imposto sobre produtos industrializados) deixa de ser 5% e é reduzida a 0%.  O advogado e sócio da Fass Advogados Gustavo Fonseca diz que a mudança está dentro da lei e destaca a importância das empresas conhecerem a ´regra do jogo´ para ganhar competitividade. “A manobra jurídica é factível e legalmente possível, ou seja, não há qualquer ilegalidade por parte da empresa. Com este caso, podemos perceber o quão importante é conhecer a regra do jogo. Num mercado tão disputado, qualquer economia tributária pode fazer toda a diferença tanto na margem de lucratividade quanto na composição do preço final do produto, afetando significativamente a competitividade e o sucesso da empresa.” Vale a pena ressaltar também que ainda não há um posicionamento da Receita Federal sobre este caso específico e que isso ainda pode ser pauta de muita discussão, tanto no âmbito administrativo quanto no âmbito judicial. Afinal, outras fábricas de bombons como a Lacta adotaram a mesma embalagem e estratégia fiscal para reduzir impostos sobre os bombons.

Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

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