Luciano Oliveira e Mauro Júnior (Certificafé)
Luciano Oliveira e Mauro Júnior (Certificafé)

A startup capixaba Certificafé foi reconhecida, nesta semana, em São Paulo, como uma das empresas com as soluções de tecnologia mais admiradas do Brasil na categoria Agronegócio. O prêmio foi concedido durante o ABES Summit 2025, evento promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e pelo Movimento Brasil, País Digital.

A Certificafé foi destaque no Prêmio Soluções Mais Admiradas em Agro para um Brasil, País Digital, por sua inovação, impacto social e econômico, escalabilidade e contribuição para a sustentabilidade e digitalização do agronegócio brasileiro.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Fundada em 2019 pelos empreendedores Luciano Oliveira, Mauro Júnior e Leonardo Diniz, a startup desenvolveu uma plataforma tecnológica que facilita a certificação de boas práticas agrícolas, especialmente no setor cafeeiro. A solução reduz custos, agiliza auditorias e ajuda o produtor rural a comprovar práticas sustentáveis — exigência cada vez mais presente em mercados internacionais.

Com atuação nacional, a empresa já atendeu mais de 27 mil propriedades rurais e possui unidades em Vitória (ES), Manhuaçu e Varginha (MG).

“Esse prêmio reforça nossa missão de transformar o agronegócio brasileiro por meio da inovação, da rastreabilidade e da sustentabilidade digital, conectando o produtor ao mundo com transparência e confiança. A tecnologia da Certificafé nasceu no campo, inspirada na realidade dos cafeicultores, e hoje se consolida como uma plataforma de impacto que simplifica certificações, gera valor e impulsiona a competitividade do Brasil nos mercados mais exigentes”, destacou Luciano Oliveira, CMO e cofundador da startup.

A empresa vem ampliando sua presença no Espírito Santo, onde atua também em parceria com o governo estadual no Projeto de Cafeicultura Sustentável, em cooperação com o Incaper. Por meio da iniciativa, técnicos são capacitados para utilizar a ferramenta e atender produtores locais. A startup também mantém parcerias com cooperativas, entre elas, a Cooxupé, e indústrias do setor.

Segundo o CEO Mauro Júnior, o reconhecimento da ABES reforça a relevância da Certificafé na transformação digital do campo.

“Esse prêmio reconhece as soluções que tornam o país mais competitivo e menos desigual. Nossa tecnologia digitaliza o processo de comprovação de sustentabilidade, o que torna o agronegócio brasileiro mais competitivo, especialmente frente ao mercado europeu, onde esse critério é essencial. Além disso, a plataforma democratiza o acesso à certificação, permitindo que pequenos e médios produtores também conquistem selos de procedência, qualidade e sustentabilidade”, destacou.

Além do Agronegócio, a premiação também destacou empresas com soluções digitais implantadas e em operação, que já apresentam resultados concretos nas áreas de Cidades Inteligentes, Saúde, Educação e Setor Financeiro.

Leia também:

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.