Startup capixaba de maconha medicinal já atendeu 600 famílias no Brasil Startup capixaba de maconha medicinal já atendeu 600 famílias no Brasil Startup capixaba de maconha medicinal já atendeu 600 famílias no Brasil Startup capixaba de maconha medicinal já atendeu 600 famílias no Brasil

Hoje, remédios à base de canabidiol, princípio ativo presente na maconha, são a única alternativa para atenuar os sintomas de pacientes com epilepsia, mal de Parkinson e esclerose. Apesar do uso da maconha medicinal ser prevista pela Lei de Drogas desde 2006, a falta de regulamentação trouxe insegurança para quem deseja usar esse tipo de tratamento. Com recentes decisões judiciais que reduzem a burocracia para importação de tratamentos à base de maconha, startups começam a explorar esse mercado — que já é trilionário no exterior. Um desses exemplos é a capixaba CBD Express, fundada em Vitória por Rômulo Corrêa e Guilherme Deps, que já facilitou o acesso a esse medicamente para 600 famílias no Brasil. Acompanhe Mundo Business no Instagram

Startup diz ter inspiração na capixaba Wine

Guilherme Deps, Diretor Jurídico da startup, enxerga que a área de cannabis medicinal está tendo um crescimento expressivo no Brasil, com o nascimento de vários empreendimentos voltados para o setor, e que o Espírito Santo pode se destacar nesse segmento que ainda engatinha no Brasil. “A médio prazo, certamente, a ideia é criarmos um polo de inovação em maconha medicinal agregando pesquisa, medicina de ponta, tecnologia, e agronegócio, criando empregos e gerando novas oportunidades. Sem sombra de dúvidas vamos contribuir para a guinada que nosso Estado está tendo no que se refere à inovação e tecnologia”, afirma Deps. Segundo Rômulo e Guilherme, atualmente a ideia é agregar qualidade, acessibilidade e logística ágil, assim como fez a Wine.com, fundada por Rogério Salume.

Canabidiol é a última esperança para muitos pacientes crônicos

Desde 2015 Rômulo Corrêa ajudava famílias a importarem legalmente medicamentos à base de cannabis (também conhecida como maconha), para o tratamento de pacientes com epilepsia, esclerose múltipla, autismo, dentre outras doenças. Em 2020, ele decidiu profissionalizar esse negócio e fundou a CBD Express– startup que conecta pacientes a médicos que prescrevem medicamentos à base de cannabis, principalmente o cannabidiol (CBD). A proposta da startup é facilitar e desburocratizar todo o processo de obtenção do medicamento, conectando o paciente a médicos qualificados e apoiando o processo de importação, que exige autorização da Vigilância Sanitária (ANVISA). Em pouco mais de um ano de atividade, a CBD Express já conta com dezenas de representantes comerciais no país e já auxiliou mais de 600 famílias a obterem medicação. A startup já doou mais de R$ 50 mil em medicamentos para pacientes em estado de vulnerabilidade socioeconômica no Brasil inteiro. “Maconha medicinal é remédio, é medicamento, estamos aqui para ajudar e para fornecer suporte para todos aqueles que precisam. Toda a nossa atividade é hoje respaldada pelas regulamentações da ANVISA”, disse Rômulo, CEO da CBD Express.

Peterfrut na Expofood 1

Walquyria Majeveski e parte da equipe da Peterfrut estão no Rio de Janeiro participando da Super Rio Expofood, considerado o melhor trade show alimentício da América Latina.

Peterfrut na Expofood 2

Diretamente de Venda Nova do Imigrante, a empresa é a maior produtora de morangos especiais no Brasil e participa da feira com um estande no Riocentro, na Barra da Tijuca.

Peterfrut na Expofood 3

Em ascensão no mercado, a Perterfrut é a principal produtora de morangos especiais no Brasil, com campos agrícolas no Espírito Santo e na Bahia. O diferencial da empresa capixaba é o cultivo por meio da agricultura familiar.

Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.