Suzano fecha acordo para compra de operações internacionais da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi Suzano fecha acordo para compra de operações internacionais da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi Suzano fecha acordo para compra de operações internacionais da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi Suzano fecha acordo para compra de operações internacionais da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Fachada da unidade Aracruz da Suzano (ES)
Fachada da unidade Aracruz da Suzano (ES)

Maior produtora mundial de celulose e referência na fabricação de produtos desenvolvidos a partir do eucalipto, a Suzano acaba de anunciar a criação de uma joint venture com a Kimberly-Clark, uma das maiores empresas de produtos de higiene e cuidado pessoal do mundo. A nova empresa conjunta atuará mundialmente no mercado de Tissue, comercializando itens como papéis higiênicos, guardanapos, toalhas de papel e lenços faciais para mais de 70 países. Esse mercado é uma das grandes apostas da empresa brasileira – que, no Espírito Santo, está finalizando obras de uma fábrica de papel tissue em Aracruz, no norte do estado. Entenda.

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Empresa será responsável pela operação de 22 fábricas em 14 países

Segundo comunicado da empresa, a Suzano pagará US$ 1,734 bilhão à Kimberly-Clark pela participação de 51%, em uma transação a ser realizada em dinheiro, à vista, no fechamento da operação. O valor está sujeito a ajustes decorrentes de aspectos econômicos e operacionais para esse tipo de negócio. A transação também está sujeita à aprovação por parte das autoridades concorrenciais e governamentais, e está prevista para ser concluída em meados de 2026.

Avaliada em US$ 3,4 bilhões, a joint venture ficará responsável pela produção, pelas ações de marketing e pela comercialização de itens de bens de consumo como papéis higiênicos, guardanapos, toalhas de papel e lenços faciais para mais de 70 países.

O presidente da Suzano, Beto Abreu, afirmou que a transação está alinhada à estratégia de longo prazo da empresa, em negócios que possuam escalabilidade e nos quais a companhia possa alavancar sua competitividade e eficiência operacional.

“Esta nova empresa reúne dois players globais que são líderes em seus respectivos setores, com capacidades complementares que combinam o conhecimento industrial e de gestão operacional eficiente da Suzano com a expertise do time da Kimberly-Clark na construção e gestão de marcas e nas frentes de marketing e vendas de marcas regionais e globais, assim como sua ampla experiência na gestão de operações em múltiplas regiões do mundo”, completa o executivo.

A empresa conjunta terá sede na Holanda e será responsável pela operação de 22 fábricas, localizadas em 14 países da Europa, da Ásia, incluindo o Sudeste asiático, do Oriente Médio, da América do Sul, da América Central, da África e da Oceania. Essas fábricas possuem capacidade instalada conjunta de cerca de 1 milhão de toneladas anuais.

O mercado de Tissue, nos últimos anos, tem sido uma aposta da companhia brasileira: vale lembrar que a Suzano é líder do mercado brasileiro de papéis higiênicos, posição conquistada após adquirir as marcas e os ativos de Tissue da Kimberly-Clark no Brasil, em 2023. 

No Espírito Santo, a companhia está construindo uma nova fábrica de Tissue no complexo industrial que opera em Aracruz (ES). O projeto, avaliado em R$ 650 milhões, adicionará 60 mil toneladas anuais à capacidade de produção da Suzano – de marcas como Mimmo, Max Pure e Neve, e vai abastecer os mercados da região Sudeste, parte do Centro-Oeste e Sul.

Essa será a segunda fábrica de Tissue da empresa no Espírito Santo – a primeira, fica localizada em Cachoeiro de Itapemirim.

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Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.