Tarifaço dos EUA ameaça setor de pesca no Espírito Santo

Com quase toda a produção destinada ao mercado americano, o setor de pesca no Espírito Santo está entre os mais impactados pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Só em 2024, mais de US$ 6,5 milhões em pescado foram exportados para o país. No primeiro semestre, as vendas já somaram US$ 5,2 milhões.

O Sul do estado concentra grande parte dessa atividade. O município de Itapemirim, por exemplo, é responsável por 15% de toda a produção de pescado do Brasil. Cerca de 13 mil pessoas dependem direta ou indiretamente da atividade pesqueira na região. 

Essa atividade é uma importante fonte de alimento e renda para muitas famílias na região. A pesca, tanto artesanal quanto industrial, e o cultivo de organismos aquáticos, empregam um grande número de pessoas e movimentam a economia local. 

Impacto das tarifas e alternativas de mercado

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria e de Armadores de Pescado do Espírito Santo, Luiz Gonzaga, a alternativa de redirecionar a produção para o mercado interno não se sustenta financeiramente.

“O mercado interno absorveria facilmente essa produção, mas isso inviabilizaria o arranjo econômico. A gente consegue um preço muito melhor no mercado externo. Se for vender a esse preço no mercado interno, a operação se torna inviável”, afirmou.

Atualmente, 98% do pescado exportado pelo estado tem como destino os Estados Unidos. O problema é que outros mercados potenciais, como a União Europeia, impõem barreiras sanitárias que dificultam a entrada do produto brasileiro. Já a exportação para a Ásia é limitada pelo alto custo logístico.

O Secretário de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, afirmou que o governo estadual está em busca de alternativas para evitar demissões e prejuízos às empresas.

“Já temos restrições para exportar para a Europa. A Ásia fica muito distante, o que inviabiliza os custos. Por isso, estamos negociando com a Inglaterra, que saiu da União Europeia, para tentar direcionar o pescado capixaba para lá”, explicou.

Para manter os empregos, o governo do Espírito Santo está analisando um pacote de medidas, baseado principalmente em empréstimo de dinheiro para auxiliar pequenos agricultores e pequenas empresas que comprovarem que não conseguem mais exportar para o mercado americano por causa do tarifaço.

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.