Tecnologia capixaba: Globalsys sustenta expansão de gigantes nacionais e projeta crescer 20% este ano

A capixaba Globalsys vem se destacando no cenário nacional ao sustentar a transformação digital de grandes marcas brasileiras. Com cases de sucesso em empresas como Kalipso, Reserva e Aramis, a companhia tem adotado uma estratégia de desenvolver soluções digitais que automatizam processos e aumentam a eficiência em setores como varejo e logística. Com essas gigantes nacionais na carteira de clientes, a expectativa da boutique capixaba de tecnologia é crescer 20% em faturamento até o final deste ano.

“A tecnologia precisa deixar de ser vista como setor de apoio e passar a ocupar espaço estratégico dentro das empresas”, aponta CEO

Entre os cases recentes está o da Kalipso, uma importadora de equipamentos de proteção individual (EPIs). A empresa, que antes gerenciava seus pedidos manualmente em planilhas, passou a operar com um aplicativo de vendas desenvolvido pela empresa capixaba. O resultado: dobrou o faturamento em dois anos e expandiu a equipe comercial, que passou de 38 para 80 representantes em todo o Brasil.

Já no caso da Reserva, a consolidação da parceria teve início na época da pandemia, quando o fechamento das lojas físicas ameaçava a operação. O desenvolvimento de um aplicativo garantiu a continuidade das vendas e, pouco depois, se tornou o principal canal digital da marca.

Segundo Thiago Molino, CEO da Globalsys, a proposta vai além de entregar tecnologia – mas sim, transformar desafios das empresas em soluções práticas capazes de ampliar negócios e otimizar operações dentro das empresas.

A gente se preocupa em entender as dores de cada negócio que a gente está conectado. Existem setores, como agro e indústria, que ainda são muito ‘analógicos’ em alguns polos do país. Ainda usam processos muito manuais, em planilhas de Excel, por exemplo, para fazer o controle da empresa. Então a gente aposta em tornar esses processos mais sistêmicos, onde a informação percorre de forma mais rápida, de uma forma íntegra, e amplifica o poder da empresa seja na venda, na inteligência de dados ou na tomada de decisão”, completa.

Mais recentemente, a Globalsys iniciou parceria com a Aramis, tradicional marca de moda masculina com mais de 130 lojas próprias e 1.300 multimarcas no país. A colaboração já resultou em um novo aplicativo para clientes e um em desenvolvimento para vendedores, que utiliza inteligência artificial para recomendar abordagens personalizadas e aumentar a produtividade da equipe comercial.

“Nem todo vendedor sabe exatamente como iniciar a conversa, e esse app vem para contribuir com a produtividade das vendas, alinhando tecnologia às pessoas e gerando valor em cada interação”, afirma Will Spinola, Head de Tecnologia da Aramis.

Além da meta de crescer 20% até o final deste ano, Molino reforça que a ideia é consolidar o Espírito Santo como berço de tecnologia que gera competitividade para grandes negócios do país.

“A tecnologia precisa deixar de ser vista como setor de apoio e passar a ocupar espaço estratégico dentro das empresas. É isso que buscamos mostrar em cada projeto, fazendo com que as corporações entendam que a tecnologia faz parte da cadeia estratégica”, finaliza.

Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.