Um dos principais cartões-postais do Espírito Santo, Pedra Azul será palco de um festival que une cinema, arte e cultura para impulsionar o turismo da região. Entre os dias 24 e 27 de setembro, acontece a sétima edição do FestCine Pedra Azul, um festival de cinema – semelhante ao que acontece em Gramado, no Rio Grande do Sul – com filmes de 98 países e atrativos como passeio de balão. A ideia, segundo a organização, é atrair visitantes, movimentar a cadeia do turismo e posicionar a região serrana como destino de alto padrão.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Expectativa é que a região receba cerca de três mil turistas
Com uma programação que inclui mostras competitivas de longas e curtas-metragens, documentários, animações, sessões especiais e debates com grandes nomes da indústria cinematográfica, a expectativa é de que o evento reúna cerca de três mil pessoas ao longo dos quatro dias. Ao todo, 1.552 filmes de 98 países foram inscritos nas categorias desta edição.
A iniciativa é idealizada pelo diretor cinematográfico Marcoz Gomez, que aposta na cultura como vetor estratégico de desenvolvimento para a região.
“Gramado é hoje o que é graças ao Festival de Cinema de Gramado. E a nossa ideia em Pedra Azul é, exatamente, seguir esses passos e trabalhar um turismo de alto nível, porque ali nós temos hotéis, pousadas e restaurantes preparados para receber este público que vai consumir, se hospedar, se alimentar e curtir a região”, afirma.
Ao final do festival, serão entregues 24 troféus “Rota do Lagarto” nas categorias de longa, curta, documentário e animação, premiando atrizes e atores, diretores, roteiristas e diretores de fotografia. A edição também contará com uma homenagem especial, cujo nome ainda não foi revelado pela organização.
Além da programação cinematográfica, o festival promove experiências turísticas como passeios pelas montanhas da Rota do Lagarto e voos panorâmicos de balão — fruto de parcerias com empresários locais.
“Estamos firmando parcerias e nos unindo com empresários da região. Um exemplo é com o projeto de balonismo. Acredito que, junto, todo mundo ganha”, destaca Gomez.