Turismo: “O Espírito Santo vive um momento inédito em sua história”, afirma superintendente do Sebrae

Impulsionado pelo bom desempenho do turismo nos últimos meses, o Espírito Santo alcançou a 4ª posição entre os estados que mais cresceram no setor, à frente da Bahia, São Paulo e Minas Gerais. No primeiro trimestre deste ano – último período com dados consolidados – o estado registrou alta de 9,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, esse resultado marca uma virada histórica para o turismo capixaba. “O Espírito Santo vive um momento inédito em sua história, em que muitas forças convergem para um propósito: transformar o Estado em um dos mais desejados destinos deste país”.

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Setor ganha força na economia capixaba

O crescimento do turismo já se reflete em indicadores de peso para a economia estadual. Atualmente, o Espírito Santo possui 64.048 empresas ligadas ao setor, o equivalente a 11,2% de todos os empreendimentos ativos. Mais de 70% delas atuam em alimentação, consolidando a gastronomia como um dos principais atrativos do estado.

O impacto no emprego também é expressivo. Em 2023, o setor reunia 46,3 mil postos formais. Já em 2025, estimativas da PNAD analisadas pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) mostram cerca de 179 mil pessoas ocupadas em atividades turísticas, das quais 66% com carteira assinada e 34% na informalidade.

“O produto Espírito Santo deve ser consistente. Não adianta termos apenas atrativos turísticos se toda a cadeia envolvida não estiver preparada. Infraestrutura, promoção e capacitação são parte do alicerce para a construção de um ambiente ideal para o desenvolvimento turístico. A casa arrumada nos dá confiança de ter uma retaguarda pronta para receber os visitantes que estamos atraindo”, completa.

O superintendente ainda destaca o papel dos municípios para consolidar essa transformação. A atualização de Planos Diretores Municipais e a criação de Planos Municipais de Turismo têm sido conduzidas em parceria com o Sebrae, organizando o crescimento das cidades de forma sustentável e em sintonia com a vocação local.

“A transformação de um território acontece à medida que essas ações são executadas, de forma coerente com o que a cidade pode e quer oferecer. Acredito que é dessa forma, preparando o terreno de maneira estratégica, responsável e sustentável, que vamos criar condições propícias para que o Espírito Santo se estabeleça no mapa do turismo nacional”, reforça.

Neste ano, o Sebrae mapeou territórios prioritários para diversificar a oferta e ampliar a atratividade do Espírito Santo. Alguns projetos já estão em andamento, como o Distrito Turístico de Pindobas. Outros começam a ganhar corpo, entre eles o Distrito do Grande Buda e o Complexo Turístico Cultural e Ambiental da Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire.

“Fizemos um estudo bem aprofundado sobre os territórios do Espírito Santo e seus níveis de maturidade turística. Há muito potencial no estado, vários dos quais as pessoas já conhecem, mas outros tantos que muita gente ainda nem sabe que existe. Partimos dessa pesquisa para direcionar uma abordagem mais forte para determinados territórios e dar cada vez mais visibilidade a eles. Esses territórios apresentam enorme potencial e certamente irão gerar cada vez mais interesse dentro e fora do estado”, projeta Rigo.

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Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.