Turistech capixaba quer chegar a todas as capitais do país e alcançar R$ 1 bilhão em valor de mercado

O turismo brasileiro passa por um novo ciclo de digitalização, impulsionado pela consolidação de plataformas que conectam oferta, experiência e consumo em um único ambiente. Nesse contexto, o Espírito Santo volta a aparecer no radar nacional da inovação com o avanço de uma turistech, fundada em Vitória, que acelera sua estratégia de expansão e lança um marketplace próprio de pacotes turísticos. O movimento da Vibes vem acompanhado de metas ambiciosas: estar presente em todas as capitais brasileiras até o primeiro semestre de 2026, alcançar 1 milhão de usuários e avançar rumo a um valuation de R$ 1 bilhão. Entenda.

Crescimento está diretamente ligado à construção de um ecossistema colaborativo, aponta CEO

A plataforma digital de descoberta turística reúne estabelecimentos comerciais, pontos turísticos, serviços, gastronomia e experiências organizadas a partir de georreferenciamento e recomendações baseadas em dados. A entrada no modelo de marketplace amplia o escopo do negócio ao permitir a comercialização direta de passeios, experiências e pacotes turísticos dentro do aplicativo – um movimento que fortalece a monetização e reposiciona a empresa na cadeia de valor do turismo digital.

Atualmente, a plataforma reúne mais de 4.418 destinos mapeados e está presente no Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Distrito Federal, além de atuação em dez países, como Estados Unidos, França, França, Chile, Tailândia e Portugal. A expansão é sustentada por tecnologia proprietária, por meio de uma inteligência artificial que analisa automaticamente avaliações públicas de plataformas como Google, TripAdvisor e Reclame Aqui, destacando os estabelecimentos com melhor desempenho nos critérios avaliados.

Segundo o CEO e fundador, Fernando Gregório, o crescimento do Vibes está diretamente ligado à construção de um ecossistema colaborativo. Hoje, a plataforma possui parceria com instituições do ecossistema de inovação e turismo do estado, como o Hub Fucape e o Sebrae/ES.

“Inovar no turismo exige força coletiva. As estratégias do Vibes se conectam à credibilidade das instituições que nos apoiam, validam processos, abrem portas e aceleram nossa presença em mercados cada vez maiores. Existimos para ampliar a visibilidade do pequeno empreendedor, que é a base do turismo brasileiro, conectando oferta e demanda de forma mais eficiente”, completa.

A meta, segundo ele, é estar presente em todas as capitais do país até o fim do primeiro semestre de 2026, atingindo 1 milhão usuários e avançando rumo a um valor de mercado de R$ 1 bilhão. Desde a fundação, o aplicativo já faturou R$ 500 mil, resultado do crescimento orgânico da plataforma e do aumento de sua base de usuários e parceiros.

Leia também:

Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.