A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, concluiu seu primeiro embarque de milho para a China pelo Espírito Santo. A operação, realizada no Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão, marcou a estreia da nova rota de exportação da companhia.
Foram embarcadas 75,5 mil toneladas de milho, provenientes do Terminal Integrador de Araguari, em Minas Gerais, parte do sistema logístico integrado da VLI. O embarque representa o resultado de um processo estratégico iniciado em fevereiro de 2025, quando o terminal recebeu habilitação para exportar ao maior mercado importador da commodity no mundo. Para isso, o TPD precisou atender a uma série de exigências técnicas e sanitárias.
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Carga de 75 mil toneladas teve origem no Terminal Integrador de Araguari
Com a habilitação, os clientes atendidos pelo Corredor Leste da VLI, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba, ganham uma nova alternativa logística para escoar sua produção.
A operação envolve a Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela companhia, e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, na qual a VLI está em processo de transição para o novo modelo regulatório de transporte ferroviário de cargas (ATF-C).
“Ao conectar regiões produtoras relevantes por meio do nosso Corredor Leste, fortalecemos a cadeia de suprimentos e contribuímos para a expansão do comércio exterior do Brasil. Essa nova rota de exportação é um exemplo de como inovamos para atender nossos clientes dos segmentos de maior impacto na economia brasileira, como é o caso do agronegócio”, afirma Daniel Schaffazick, diretor de operações do Corredor Leste da VLI.
Para obter a habilitação, o TPD passou por um processo de cadastro no Sistema de Gestão Agropecuária, do Ministério da Agricultura. O terminal foi oficialmente registrado como armazém portuário apto a exportar milho à China, apresentando documentos como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e implementando um sistema de monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos.
Além do milho, a VLI mantém no Espírito Santo um fluxo constante de importação e exportação de outros produtos, como farelo, fertilizantes, celulose, insumos e cargas siderúrgicas. Pelo Corredor Leste, a companhia movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas.
A demanda chinesa por milho brasileiro cresceu significativamente desde 2022, quando a guerra na Ucrânia afetou o fornecimento global de grãos. Em resposta, a China ampliou seus acordos comerciais e, a partir de 2023, passou a adotar novos protocolos fitossanitários, com critérios mais rigorosos para sementes e pragas.