Zucchi e Vermont, dona do Taj Mahal, criam empresa para exportar blocos para China

A capixaba Zucchi Luxury Stones, referência no setor de rochas ornamentais, deu mais um passo na internacionalização de seus negócios. De olho no mercado que mais cresce no mundo, a empresa firmou uma parceria com a Vermont Mineração, detentora da jazida do famoso quartzito Taj Mahal, e criou a Verzu – uma joint venture voltada à exportação de blocos para o mercado asiático, com foco especial na China. A meta é expandir o alcance internacional das rochas brasileiras em um dos mercados mais competitivos e promissores do mundo.

A criação da nova empresa é resultado de uma leitura de mercado, segundo Bruna Zucchi, gestora de marketing da exportadora capixaba. Criada em maio deste ano, a Verzu nasceu com o objetivo de atender à crescente demanda por blocos de pedras naturais na Ásia, onde o processamento do material ocorre em larga escala.

“A Zucchi sempre foi muito focada em chapas, especialmente para o mercado americano. Mas percebemos que a Ásia tem um enorme potencial de crescimento e um poder de processamento muito grande, principalmente a China. Lá, as empresas preferem comprar blocos e processar internamente. Foi a partir dessa percepção que o nosso fundador, Jonas Zucchi, idealizou a parceria com a Vermont”, explica.

Ela aponta que a Verzu foi criada justamente para atender essa demanda. A Vermont, que hoje possui mais de 30 pedreiras em operação, fornece os blocos; enquanto a Zucchi conduz a estrutura comercial e o posicionamento global da nova empresa. Apesar de jovem, a nova empresa já tem se destacado internacionalmente, apostando em produtos como Prasiolita, Arturo Blu, Aragonita, Chantilly e Vitra.

“A nossa estreia na Feira Marmomac de Verona, na Itália, foi extremamente positiva. Tivemos grande procura de clientes e conquistamos o prêmio de Melhor Estande da Feira, o que reforça a visibilidade da marca no mercado global”, conta Bruna. A próxima parada será a Feira de Xiamen, na China, em março de 2026, dentro do principal mercado para o qual a Verzu foi criada.

A parceria entre Zucchi e Vermont é antiga. A Zucchi, inclusive, foi a primeira empresa a comprar blocos de Taj Mahal da Vermont – quartzito cearense considerado um dos mais desejados do mundo. Encontrado exclusivamente na jazida de Uruoca (CE), da própria Vermont, o Taj Mahal pode alcançar US$ 1.000 por tonelada e é exportado para países como Itália, Estados Unidos, México e Emirados Árabes.

Bruna reforça que, embora a Verzu não comercialize o Taj Mahal, o trabalho conjunto entre as empresas ajudou a consolidar o prestígio internacional da pedra.

“O Taj Mahal é único, não absorve, não arranha, é ultra resistente e combina com tudo. A Vermont e a Zucchi vêm fazendo um trabalho muito grande de branding sobre o Taj Mahal original, que é um material excepcional em desempenho e beleza. Aliás, em todas os produtos que trabalhamos, temos um controle rigoroso de qualidade, desde o recebimento da rocha até o produto final. Investimos constantemente em maquinário de ponta, câmaras a vácuo, tratamento em UV e tecnologia de resina, tudo para garantir um material mais resistente e esteticamente impecável”, finaliza Bruna.

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Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

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