Games

Abragames estará no BIG Festival 2023 com estande na área B2C

Entre 28 de junho e 2 de julho, a Associação terá, pela primeira vez, uma área de exposição para o público final conhecer seis lançamentos de estúdios brasileiros

Abragames estará no BIG Festival 2023 com estande na área B2C Abragames estará no BIG Festival 2023 com estande na área B2C Abragames estará no BIG Festival 2023 com estande na área B2C Abragames estará no BIG Festival 2023 com estande na área B2C
Foto: BIG Festival

A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) anuncia sua participação no BIG Festival 2023 e revela detalhes do que o público poderá encontrar no local. Em 28 de junho, primeiro dia de evento, a Associação vai reunir representantes de governos federal, estaduais e municipais para discutir políticas públicas para o setor de games, em um encontro privado, que abordará diversos temas de interesse da indústria. 

Já entre 29 de junho a 2 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo, os estúdios brasileiros de desenvolvimento de games poderão preencher o formulário para participar da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que fará um mapeamento do Brasil como hub de desenvolvimento e celeiro de talentos da indústria dos jogos eletrônicos. A pesquisa vem sendo realizada pela Abragames em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) e contará com um levantamento dos estúdios nacionais, informações sobre participações brasileiras em eventos internacionais, tecnologias utilizadas, diversidade, capacidade de produção, fontes de receita e expectativas para o setor.

Além disso, a Abragames terá, pela primeira vez, um estande na área B2C do BIG Festival. O espaço de 40 m² contará com seis lançamentos de estúdios associados para o público conhecer e jogar à vontade. Já os profissionais da indústria de games que forem ao local poderão responder e participar da Pesquisa por meio de um QR Code, que facilitará o acesso às perguntas.

Outra novidade do estande será a área BIG Empregos, uma iniciativa da Abragames com o BIG Festival que vai conectar as empresas a diversos profissionais do mercado de games durante o evento. Os estúdios brasileiros que tiverem comprado pelo menos um ingresso Business do BIG Festival poderão concorrer, sem custo adicional, a duas horas seguidas de participação no local para apresentar seus projetos e receber portfólios de profissionais interessados em trabalhar em suas empresas.

Estúdios brasileiros que tiverem comprado pelo menos um ingresso Business do evento poderão concorrer, sem custo adicional, a duas horas seguidas de participação no estande da Abragames, onde poderão apresentar seus projetos e receber portfólios de profissionais que estiverem no local.

Ao longo do evento, a Abragames ainda comandará três painéis sobre assuntos relacionados à indústria nacional de games. Os conteúdos serão liderados por Rodrigo Terra, presidente da Associação e CTE da ARVORE; Carolina Caravana, vice-presidente da Associação e produtora da AIYRA; Eliana Russi, diretora internacional da Associação e diretora operacional do Brazil Games – Projeto Setorial da Abragames com a ApexBrasil –, e Marcos Cardoso, game advisor da Abragames e responsável pela produção da pesquisa em 2023.

Além disso, a Associação coordenou a curadoria das mais de 40 horas de conteúdo ao vivo do BIG Festival – com palestras, painéis e mesas-redondas sobre diversos temas relacionados ao setor – e foi responsável pela participação de 37 convidados internacionais e grandes nomes do universo gamer nacional do evento. Entre os assuntos a serem debatidos estão a monetização nos games, a profissionalização do setor, a influência dos jogos eletrônicos para crianças, economia criativa, a cobertura jornalística do mercado e a presença de inteligência artificial no desenvolvimento de jogos.

“Estamos muito animados em participar de mais uma edição do BIG Festival e oferecer tantas atrações e oportunidades aos consumidores finais e membros da indústria. A realização da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games será um momento especial, pois, um ano após sua primeira edição, teremos uma dimensão atualizada do tamanho e do momento vivido pela indústria brasileira. A partir desses resultados, continuaremos desenvolvendo projetos para melhorar ainda mais o cenário”, disse Rodrigo Terra, presidente da Abragames. “O setor de games brasileiro vive um momento sem precedentes, inclusive em âmbito internacional, e é fundamental estarmos presentes em eventos que promovam a troca de experiências e apresentem possibilidades de fechar novos negócios”, concluiu.

Em parceria com o BIG Festival, a Abragames ainda promoverá no evento o Pitch@BIG, uma competição oficial de pitch de games que terá Jason Della Rocca como mentor. Cofundador e consultor de negócios e financiamento para games da incubadora canadense Execution Lab e organizador da GDC Pitch, o executivo ajudará cinco estúdios latino-americanos a apresentarem seus projetos para um júri formado por especialistas da indústria, mirando oportunidades de apoio de investidores. O vencedor da dinâmica receberá ainda o prêmio de melhor projeto e dois ingressos business com acesso ao VIP Mixer na edição de 2024 do BIG Festival.

“Somos parceiros do BIG Festival desde a primeira edição e estamos muito orgulhosos com o crescimento e repercussão do evento em todo o mercado, nacional e internacional. Este ano, além da curadoria e atuação na área B2B, a Abragames também vai estar na área B2C para apresentar a Associação e os nossos associados para o público em geral”, disse Eliana Russi, diretora internacional da Associação e diretora operacional do Brazil Games.

Após o BIG Festival, a Abragames, por meio do Projeto Brazil Games, se prepara para a gamescom, uma das maiores feiras de games do mundo, que acontecerá em agosto em Colônia, na Alemanha. Este ano, o Brasil será o país homenageado pelo evento e terá todas as atenções voltadas para a indústria local.

A programação completa da Abragames no BIG Festival 2023 é:

Quinta-feira (29/6)

10h20 – 11h10 – Auditório 2

Brasil: Overview da Indústria e 2ª Pesquisa Anual da Indústria

· Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE

· Carolina Caravana – vice-presidente da Abragames e produtora da AIYRA

11h20 – 12h05 – Auditório 2

ApexBrasil: Economia Criativa do Brasil para o Mundo

· Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE

13h45 – 14h30 – Auditório 2

Projeto Brazil Games: Games brasileiros Mundo afora!

· Eliana Russi – diretora internacional da Abragames e diretora de operações do Brazil Games

Sobre a Abragames

Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.

Sobre o Brazil Games

O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.