
A Bonfire Studios divulgou o primeiro trailer de seu título de lançamento, Arkheron, um frenético e dinâmico game de PvP em que 15 trios de jogadores batalharam para escalar uma misteriosa Torre, construída a partir de fragmentos de suas vidas passadas.
Em Arkheron, os itens são os heróis — cada um imbuído de poderosas habilidades que definem como você luta, se adapta e supera os demais times. Os jogadores vão montar suas estratégias e estilos de jogo ao coletar e combinar itens em tempo real, criando builds únicas a cada nova partida.
Jogadores interessados podem se inscrever agora no Steam para o vindouro fim de semana de testes, com servidores abertos diariamente, das 8h às 20h (Horário de Brasília), entre sexta-feira, 19 de setembro, e o domingo, 21 de setembro.
Junto à revelação de Arkheron, a Bonfire Studios compartilha também um blog post do CEO Rob Pardo, que detalha a abordagem da equipe à fase de testes:
Bem-vindo ao Alfa de Arkheron!
Foi uma longa estrada até aqui. Criar games é incrivelmente complicado e tenho enorme respeito por todas as equipes que persistem na jornada até colocar algo nas mãos dos jogadores. Todos que já criaram jogos sabem o quão tenso pode ficar: ótimas ideias no papel não funcionam na prática, e você acaba passando meses em busca de algo que só sentirá quando finalmente estiver em suas mãos.
Para nós, o combate é exemplo disso. É a alma de Arkheron, mas não veio fácil. Tentamos um modelo, depois outro e mais um. Toda vez que achamos que estávamos perto, a sensação ainda parecia correta. Mas a equipe persistiu. Não porque era fácil, mas sim porque acreditavam no jogo que estavam fazendo. Um acreditava no outro.
Desmontamos e remontamos o combate quatro vezes até finalmente encontrarmos a versão certa. Depois dessa longa estrada, o que agora temos é algo raro: um jogo que é familiar à primeira vista, mas basta jogar para perceber que é algo autêntico e único.
Assim que conseguimos um jogo satisfatório, uma das coisas mais importantes que fizemos foi começar um ritual que continua até hoje: toda manhã, antes de qualquer coisa, a equipe se junta para jogar Arkheron. Depois, discutimos o que funciona, o que não funciona e o que queremos mudar, e então passamos o dia fazendo ajustes. Na manhã seguinte, já estamos jogando uma nova versão.
Há algo poderoso em trabalhar dessa forma. Em vez de debater com documentos de design ou especular em cima do que só será divertido em meses, podemos sentir os resultados das nossas decisões imediatamente. É a experiência de jogar um game que você já gosta, torná-lo melhor, e então jogar a versão melhorada já no dia seguinte. Esse processo corta a teorização — as coisas são divertidas ou não são.
Essa prática diária de jogar e melhorar se tornou o cerne do nosso desenvolvimento, e também moldou como pensamos em abrir portas para os outros. No início, éramos só nós, mas ao ritmo que íamos testando Arkheron internamente, algo raro aconteceu: a equipe se apaixonou pelo jogo. Isso pode soar óbvio, mas para desenvolvedores experientes, não é. Muitos de nós passamos por projetos em que o trabalho era importante, mas as sessões diárias de testes eram tarefas tediosas. Foi diferente com Arkheron. As pessoas não queriam perder as sessões, ficavam frustradas quando os servidores eram desligados nos feriados e reclamavam quando uma sessão de testes era cancelada.
É assim que percebe-se que encontrou algo especial, quando um grupo de desenvolvedores veteranos não consegue parar de jogar o próprio jogo. Depois disso, começamos a expandir o nosso círculo, com amigos e familiares se juntando às sessões. Mais tarde, trouxemos jogadores veteranos que pudessem testar os limites do game em partidas competitivas, elevando Arkheron de formas que nunca conseguiríamos sozinhos.
No começo do ano, fizemos uma sessão de testes atrelada ao anúncio de um teaser. Como Arkheron não é facilmente identificado por um único gênero, queríamos trazer jogadores de todos os tipos de cenas competitivas. Foi um público variado e nos ensinou lições valiosas, não só sobre quais tipos de jogadores se sentem à vontade em Arkheron, mas também sobre como é operar um jogo-como-serviço.
Agora estamos prontos para dar um passo adiante. Esse fim de semana, vamos expandir esse círculo mais uma vez e receber milhares de novos jogadores à Arkheron com o Alfa.
Queremos ajustar as expectativas para o Alfa: Arkheron tem uma intensa curva de aprendizado, e o processo introdutório ainda está em desenvolvimento. Estamos trabalhando em formas de melhorar isso, incluindo vídeos, tutoriais e partidas sociais, mas ainda há muito trabalho pela frente. Você verá uma versão inicial dos bots no game durante o fim de semana. Por enquanto, suas funções são a de dar um respiro aos jogadores novatos entre as partidas e ajudar a amenizar o tempo de espera entre sessões quando houver poucos jogadores simultâneos nos servidores.
O Matchmaking também está em estágios iniciais. O que você jogará neste fim de semana é, essencialmente, nosso primeiro protótipo. Com apenas um fim de semana para jogar, tudo irá melhorando ao ritmo que mais partidas são jogadas, mas é esperado que você caia em algumas partidas com jogadores de diferentes tipos de habilidade, algo que estamos ajustando e melhorando ainda.
Sessões de teste são como melhoramos Arkheron. Vamos continuar a jogar o jogo para fazer o jogo, escutando a nossa comunidade e deixando a diversão nos guiar até o lançamento.
Para alguns de vocês, as pontas soltas podem soar afiadas demais no momento. Tudo bem. Vamos continuar trabalhando e esperamos que você nos dê outra chance mais para frente. Alguns de vocês vão até testar e perceber que Arkheron não é para você. E não tem problema. Há muitos jogos incríveis por aí e todo jogador deveria aproveitar seu tempo com aqueles que verdadeiramente amam.
Mas talvez você se conecte com Arkheron logo de cara. Você se verá chamado ao combate, experimentando diversas builds e lutando ao lado de seu time para alcançar o topo da Torre. Se isso acontecer, vamos querer a sua ajuda para tornar Arkheron melhor. Conte para nós o que você achou empolgante, ou onde é que erramos a mão. Seu feedback é como vamos tornar isso em um jogo duradouro.
Em nome da equipe de Arkheron, obrigado por nos acompanhar nessa jornada. Esperamos que você sinta o que sentimos todas as manhãs em que sentamos para jogar: a paixão, diversão e a crença de que Arkheron pode se tornar algo verdadeiramente especial.
Mal podemos esperar para escalar a Torre com você!
– Rob