A Mito Games, desenvolvedora capixaba de jogos digitais, tornou-se a primeira empresa brasileira selecionada para o Horizon Europe, o maior programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia, vigente entre 2021 e 2027.
A participação se dá por meio do projeto “GoDigiBios – Biodiversity loss mitigation and adaptation measures”, que visa traduzir os desafios da biodiversidade global em experiências gamificadas voltadas para tomadores de decisão.
Com a colaboração de instituições de Portugal, Bélgica, Dinamarca, Itália, Alemanha, Bulgária, Espanha e República Tcheca, a iniciativa terá duração de 36 meses e envolve financiamento de 50 mil euros concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Segundo o diretor Técnico-Científico da Fapes, Celso Saibel, o projeto fortalece a internacionalização da ciência capixaba: “É um exemplo claro de como pesquisadores e empreendedores locais podem atuar em pé de igualdade com seus pares europeus em desafios globais complexos.”
Rafael Teixeira, conhecido como Rafael Lontra, é o responsável pela coordenação da Mito Games no projeto. Além de dirigir a empresa, Lontra também é mestrando na Bélgica e atua como elo entre o consórcio europeu e a realidade brasileira. “É uma oportunidade única para mostrar o potencial da indústria criativa capixaba em um ecossistema internacional”, destaca.
A proposta da Mito Games é transformar dados e estudos técnicos sobre biodiversidade em um jogo sério, com base em quatro T-Labs (laboratórios temáticos) distribuídos por países parceiros. A versão final será mantida online por pelo menos três anos após o fim do projeto e poderá ser utilizada por governos, ONGs e instituições de pesquisa na Europa.
A parceria entre a Mito Games e a Myth Jeux, empresa-irmã sediada na Bélgica, combina know-how técnico e criatividade. A Myth Jeux lidera o game design e arquitetura lúdica, enquanto a Mito Games será responsável pelo desenvolvimento, publicação e manutenção do jogo.
A expectativa é que a ferramenta contribua para políticas públicas mais eficientes ao demonstrar, por meio de simulações, como ações como expansão urbana, desmatamento ou assoreamento de rios podem afetar a biodiversidade local.
Além de celebrar o protagonismo da empresa no cenário internacional, o projeto representa um marco para o setor de games e para a ciência no Brasil, reforçando a capacidade de produção de soluções de impacto com base tecnológica, científica e ambiental.