CBLOL retorna com mais partidas e novo formato para 2026

O CBLOL está de volta, totalmente reformulado! O retorno mais aguardado chega com mudanças significativas, trazendo uma experiência mais dinâmica e envolvente tanto para os times quanto para os fãs, com mais partidas e uma estrutura mais clara. Este texto contém os principais anúncios sobre os formatos das Etapas, os objetivos para 2026 e o que os fãs podem esperar do novo CBLOL. 

O CBLOL retorna no dia 17 de janeiro, e mais detalhes sobre o primeiro campeonato internacional, o First Stand, que acontece no Brasil, serão divulgados em breve. 

Formato 

Como já foi dito anteriormente, a LTA nos trouxe aprendizados valiosos e, com isso em mente, para 2026, faremos novas modificações na estrutura do ano competitivo. O objetivo é continuar a tendência observada na região em 2025: aumento da competitividade e crescimento dos times em todas as três Etapas.


Apresentando a Copa CBLOL 

Abrindo o ano competitivo, a Primeira Etapa passa a se chamar “Copa CBLOL”. A Copa é um split dinâmico e decisivo, onde tudo está em jogo desde o início. 

Começamos o ano com uma competição acelerada e empolgante, que combina uma Temporada Regular em formato Melhor de Um (Md1), onde todos se enfrentam uma vez, com Playoffs de Dupla Eliminação. 

Na Fase Regular, todos jogam contra todos uma vez, em séries Md1. O objetivo é permitir que os times se adaptem à nova temporada e testem suas novas line-ups antes de chegarem aos momentos decisivos em séries mais longas. Além disso, a alternância entre o formato Md1 e séries longas ajuda as equipes a ampliarem suas opções estratégicas ao longo do campeonato. 

Os 4 melhores times avançam diretamente para os Playoffs, enquanto as duas vagas restantes são definidas em uma Fase de Entrada, da seguinte forma:

  • O 5º e o 6º colocados se enfrentam em uma Melhor de 3 (Md3), e o vencedor avança aos Playoffs como Seed 5. 
  • O perdedor dessa série enfrenta o vencedor do duelo entre o 7º e o 8º colocados (também em Md3). 
  • Os dois sobreviventes disputam uma Melhor de 5 (Md5) pela última vaga nos Playoffs, e o vencedor se torna o Seed 6.

Nos Playoffs, os 1º e 2º colocados começam nas Semifinais da Chave Superior, enquanto os times do 3º ao 6º lugar iniciam nas Quartas de Final. O 1º colocado pode escolher a sua posição no chaveamento, escolhendo os possíveis futuros adversários. Assim, valorizamos o desempenho na Temporada Regular, mas também oferecemos uma segunda chance aos classificados de lutar pelo título. 

O campeão representará a região no primeiro torneio internacional do ano, o First Stand, realizado em São Paulo, Brasil. 

Com essa nova estrutura, podemos determinar um número mínimo de jogos e séries que cada equipe disputa durante a Etapa, aumentando o número oficial de partidas em uma quantidade considerável.


Etapa 2 e Etapa 3: consistência é tudo 

Trazendo os aprendizados e sucessos do formato da LTA em 2025, manteremos a Fase Regular em turno único, Melhor de Três (Md3) com Fearless Draft, seguida de Playoffs com seis equipes, como base para ambas as Etapas do CBLOL. 

Para estimular o crescimento contínuo das equipes ao longo do ano, faremos ajustes específicos para aumentar o volume de partidas e séries disputadas. 

Embora a Fase Regular seja semelhante à de 2025, os Playoffs agora terão apenas séries Melhor de Cinco (Md5) no formato Fearless Draft. Além disso, não haverá mais o momento de Cross-Conference, o que permitirá que o aumento no número de séries beneficie mais times que avançarem da temporada regular. 


Mais partidas, o ano inteiro 

A ideia por trás desse novo formato é permitir que as equipes evoluam e desenvolvam suas estratégias desde o início do ano. Essas mudanças aumentam significativamente o número total de partidas (um crescimento de 57% no total de jogos, comparando a nova Copa CBLOL com o Split 1 de 2025), proporcionando mais exposição para jogadores e times no caminho para as competições internacionais.

Isso também oferece mais oportunidades para os fãs acompanharem seus times favoritos e se envolverem com o CBLOL com intensidade desde o começo da temporada. 

A chegada do CBLOL representa um crescimento expressivo em relação à LTA Sul, com 27% mais partidas disponíveis e um aumento de 38% no volume máximo de jogos possíveis. Mesmo considerando o cenário mínimo, o torneio ainda apresenta um incremento de 35% no total de jogos realizados, reforçando a expansão da competição ao longo do ano.

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.