Games

Demo em terceira pessoa de Halo de 1999 vaza online

Mais de 25 anos de conteúdo de Halo vazaram, incluindo a demo de 1999 da Macworld. Arquivos somam 100 GB de mapas, modos e builds cortados.

Demo em terceira pessoa de Halo de 1999 vaza online Demo em terceira pessoa de Halo de 1999 vaza online Demo em terceira pessoa de Halo de 1999 vaza online Demo em terceira pessoa de Halo de 1999 vaza online

Mais de 25 anos de conteúdo clássico da franquia Halo vazaram online, incluindo a icônica demo de 1999 apresentada na Macworld. O vazamento revelou builds jogáveis de antes da série ser conhecida como um dos pilares da Xbox e até mesmo antes de se tornar um FPS.

Foto: Reprodução/twitter/VinciusMedeiro6/Bungie

LEIA TAMBÉM

► Honor of Kings é o jogo mobile mais lucrativo de 2024
► Confira a lista com os piores jogos de 2024 no Metacritic
► Códigos de Zenless Zone Zero ZZZ dezembro 2024 e como resgatá-los

O Que Foi Vazado?

Os arquivos, somando mais de 100 GB, incluem conteúdos cortados dos jogos originais da franquia desenvolvidos pela Bungie, como mapas de multiplayer planejados para a versão PC de Halo: Combat Evolved e elementos descartados de Halo 2. O destaque, porém, é a demo perdida da Macworld de 1999, que apresenta Halo como um jogo de ação em terceira pessoa originalmente exclusivo para Mac.

Conflito Entre Modders e 343 Industries

O vazamento parece ter origem em um projeto colaborativo entre o estúdio Halo Studios (antiga 343 Industries) e a equipe de modders Digsite, que visava restaurar conteúdos cortados para a Master Chief Collection. No entanto, membros da equipe de modders recentemente deixaram o projeto devido à falta de pagamento e suporte.

Um ex-integrante do Digsite afirmou: 

“Ficou claro que [o sucesso do demo da E3 2003 restaurado] levou a Microsoft a exigir mais entregas desse nível, mas sem nos oferecer remuneração ou recursos”. Apesar disso, a equipe negou qualquer envolvimento direto no vazamento.

Impacto e Reação da Comunidade

Os fãs agora podem experimentar pela primeira vez versões históricas do jogo, incluindo a demo de 1999. O material vazado também reacendeu debates sobre preservação de jogos e valorização de criadores independentes.

Enquanto isso, a Microsoft reformulou a 343 Industries como Halo Studios, confirmando que está trabalhando em novos títulos utilizando a Unreal Engine 5. O vazamento reforça o legado e a complexidade do universo Halo, oferecendo aos jogadores uma rara oportunidade de explorar seu passado.

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.