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Jogadores estão cansados de jogos de 100 horas, afirma designer de Starfield

Em uma entrevista recente ao Eurogamer, Shen compartilhou sua visão sobre como as expectativas e os hábitos do público vêm mudando

Jogadores estão cansados de jogos de 100 horas, afirma designer de Starfield Jogadores estão cansados de jogos de 100 horas, afirma designer de Starfield Jogadores estão cansados de jogos de 100 horas, afirma designer de Starfield Jogadores estão cansados de jogos de 100 horas, afirma designer de Starfield

Will Shen, designer que participou na criação de missões em Starfield e Skyrim, acredita que a crescente complexidade e duração dos jogos está gerando fadiga entre os jogadores. Em uma entrevista recente ao Eurogamer, Shen compartilhou sua visão sobre como as expectativas e os hábitos do público vêm mudando.

Foto: Bethesda/Divulgação

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De acordo com Shen, enquanto títulos como Skyrim continuam a atrair jogadores que investem centenas de horas, a recepção para novos lançamentos extensos tem sido diferente. “Chegamos a um ponto no qual as pessoas estão cansadas, ou uma grande parte, uma crescente secção da audiência, está a ficar cansada de investir mais de 30 horas, mais de 100 horas num jogo”, afirmou.

O designer ressalta que muitos jogadores já possuem títulos favoritos nos quais retornam regularmente, e a ideia de adicionar mais um jogo extenso à rotina é vista como um desafio. 

Ele também destacou a crescente popularidade de experiências mais curtas e focadas. Um exemplo citado foi Mouthwashing, um jogo de apenas 3 horas que, por sua concisão, conquistou a atenção de uma ampla comunidade, tornando a discussão em torno dele ainda mais engajada.

Outro ponto interessante levantado por Shen é o comportamento geral dos jogadores em jogos de longa duração. Segundo ele, cerca de “75% dos teus jogadores apenas jogam as primeiras 5 a 10 horas”, fragmentando significativamente a comunidade e impacta a experiência coletiva.

Essa reflexão abre um debate sobre o futuro do design de jogos. Com uma parte significativa do público preferindo experiências mais compactas e acessíveis, os desenvolvedores podem começar a repensar suas abordagens para atender a essa demanda.

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.