Jogo nacional

Jogo nacional Winged mistura literatura e games

Game brasileiro transforma clássicos literários em aventura interativa e divertida para crianças e famílias.

Leitura: 4 Minutos
Jogo nacional Winged mistura literatura e games

Nas férias escolares, uma boa história pode ser o melhor destino. E que tal embarcar nessa viagem jogando? A Druzina Content, reconhecida internacionalmente por suas produções audiovisuais, estreia no universo dos games com Winged, uma aventura lúdica e repleta de referências literárias que transforma a leitura em jogabilidade — literalmente.

Lançado no início de 2025 para Android e iOS, Winged é um jogo de plataforma que combina ação e literatura em um formato acessível, divertido e educativo.

Nele, a protagonista Rute atravessa cinco mundos fantásticos inspirados em obras como Alice Através do EspelhoO Pequeno PríncipeDom QuixoteChapeuzinho VermelhoVinte Mil Léguas Submarinas, entre outros clássicos infantojuvenis. Para progredir, o jogador precisa coletar páginas de livros, e cada conjunto desbloqueia não apenas novas fases, mas também adaptações literárias dentro da biblioteca virtual do game. 

“A essência do jogo é trazer a literatura de forma divertida e com jogabilidade”, afirma Luciana Druzina, CEO da Druzina Content e também game designer do projeto. “A gente queria que os livros fizessem parte da experiência central. Cada nova fase é como abrir um capítulo da imaginação, e cada nova ‘asa’ conquistada é o símbolo desse voo que só a leitura proporciona.”
 

Inspirado no livro Menina de Asas, do autor gaúcho Pablo Morenno, Winged tem como público principal crianças de 8 a 12 anos, mas encanta também pais, educadores e fãs da literatura clássica.

O game foi vencedor do edital Narrativas Transmídias para Infância e Juventude do Ministério da Cultura com a Ancine, e passou por uma série de exibições internacionais antes de chegar às lojas de aplicativo. Estreou com destaque: nas primeiras semanas, chegou ao 4º lugar no ranking de Top Charts da App Store. 

A Produção de Winged

Além da proposta criativa, o jogo tem um diferencial importante: foi produzido em parceria com o Sorora Game Studio, composto por mulheres desenvolvedoras. “Essa representatividade importa e faz diferença no resultado final. Com mães e mulheres no time de criação, pensamos desde o início em um conteúdo acolhedor e estimulante para toda a família”, reforça Luciana

Com gráficos caprichados, trilha sonora original e textos disponíveis em sete idiomas, Winged já está disponível nas principais plataformas de download. Uma ótima sugestão de entretenimento para essas férias — e uma ponte possível entre tablets e estantes. 

Vem aí, Winged 2! 

Pouco mais de seis meses após conquistar o público com uma jornada por clássicos da literatura mundial, a Druzina Content prepara a sequência de Winged, agora com um olhar voltado para dentro do Brasil, ampliando a proposta de conectar o universo dos games ao rico repertório cultural do país. Winged 2, novo jogo em desenvolvimento pela Druzina Content, promete levar às telas de tablets e celulares a riqueza da literatura infantojuvenil nacional, em uma experiência interativa, inclusiva e cheia de identidade.

“Depois do sucesso de Winged, que mostrou o quanto a literatura pode se transformar em uma experiência lúdica e interativa, sentimos que era hora de voltar nosso olhar para dentro. Com Winged 2, queremos valorizar a diversidade da literatura brasileira e oferecer às crianças um mergulho no que o nosso país tem de melhor: imaginação, pluralidade e histórias que formam leitores e cidadãos”, diz Luciana.

Com o mesmo formato autorunner que consagrou o primeiro jogo, a nova versão trará mapas, personagens e desafios inspirados em livros brasileiros, misturando elementos culturais de diversas regiões do país. A proposta é ampliar o diálogo entre leitura e tecnologia, incentivando o contato com a produção literária nacional de forma divertida e acessível para o público infantil.

“Winged 2 nasce desse desejo de celebrar a literatura infantojuvenil brasileira, com toda sua diversidade, riqueza regional e potência criativa”, afirma. “É também uma forma de reforçar o papel dos games como uma indústria estratégica que movimenta economia, cultura e educação ao mesmo tempo.”

O projeto foi contemplado na Seleção Pública Petrobras Cultural – Novos Eixos e, assim como a primeira edição, será desenvolvido por uma equipe totalmente feminina, conectando diferentes elos da economia criativa brasileira: de ilustradoras e escritoras a animadoras, desenvolvedoras e musicistas. “Um game que é, ao mesmo tempo, leitura, diversão e representação”, finaliza Luciana.

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.