Games

Jogo que ensina finanças às crianças vence concurso nacional

Criado por três estudantes cariocas, o Patrono é um aplicativo mobile educativo voltado para o público infanto-juvenil

Jogo que ensina finanças às crianças vence concurso nacional Jogo que ensina finanças às crianças vence concurso nacional Jogo que ensina finanças às crianças vence concurso nacional Jogo que ensina finanças às crianças vence concurso nacional

Desenvolvido por três estudantes universitários da UFRJ, o Patrono, jogo infanto-juvenil que auxilia crianças a manejar o dinheiro através de atividades lúdicas e divertidas, foi vencedor na categoria Games da 10º edição do programa Campus Mobile, concurso destinado a universitários e recém-formados, que promove o desenvolvimento de soluções mobile com foco em impacto social.

Foto: Instituto Claro / Campus Mobile

A ideia da criação do aplicativo surgiu do interesse em comum de Rafael Paladini Meirelles, Beatriz Figueiredo Alves e Jansen Cersosimo Moreira pelo mundo das finanças e investimentos.

“Fazer um aplicativo sobre finanças direcionado ao público infantil surgiu pela nossa vontade de incentivar o aprendizado das crianças para melhor lidarem com o dinheiro quando adultos. Já que elas possuem uma capacidade maior de aprendizado” – relata Rafael.

>>> Quer muitas novidades sobre o universo gamer? Acompanhe nosso portal /GAMES no Folha Vitória

Segundo o estudante, a parte mais desafiadora do projeto foi encontrar métodos para compreender melhor o assunto e traduzir os conceitos financeiros de forma lúdica para o entendimento infantil. Para isso, os três precisaram conversar com professores e procurar especialistas na área financeira. O aplicativo ainda se encontra em fase de testes e não foi lançado ao público geral, os estudantes estão trabalhando para produzir uma plataforma com uma melhor qualidade e sem interferências técnicas.

>>> Os melhores vídeos, análises de equipamentos, entrevistas e shorts você encontra em nosso canal de YouTube do /GAMES no Folha Vitória. Clique aqui e se inscreva

Foto: Instituto Claro / Campus Mobile

Ao todo, o Campus Mobile, iniciativa realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), premiou seis projetos nas categorias de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. 

>>> LEIA TAMBÉM: Alerta: golpes online disfarçados de jogos crescem 13% em 2022

Os estudantes contemplados ganham uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.

SOBRE O CAMPUS MOBILE

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.