Games

Fallout: um guia para entender a cronologia dos games e da série

Conheça os eventos importantes da extensa linha do tempo de Fallout

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Bethesda/Prime Video/Amazon/Divulgação

Jogos RPG e ação, como Fallout, trazem um universo pós-apocalíptico repleto de desafios e aventuras. A linha do tempo de Fallout é extensa e rica em acontecimentos importantes e, agora com a série live-action da Amazon, preparamos um um guia para compreender esses eventos.

O mundo de Fallout não é um lugar particularmente agradável para se viver. A série se passa em uma versão muito diferente dos Estados Unidos, que é devastada por animais selvagens mutantes, humanos que se transformaram em ghouls estúpidos e robôs descontrolados, depois de uma guerra nuclear que destruiu o mundo inteiro. A radiação está em toda parte e é difícil encontrar um lugar para dormir sem ser atacado por gangues de invasores.

Então, como as coisas ficaram tão ruins no universo Fallout? Vamos nos aprofundar na linha do tempo e segui-la desde o passado até os títulos Fallout mais recentes.

■ Fallout 76: 2102

■ Fallout 1: 2161

■ Fallout Tactics: 2197

■ Fallout: Brotherhood of Steel: 2208

■ Fallout 2: 2241

■ Fallout 3: 2258

■ Fallout New Vegas: 2281

■ Fallout Shelter Online: Por volta de 2286-2287

■ Fallout 4: 2287

■ Fallout (Série Live-Action): 2296

Atenção: spoilers dos jogos e da série da Amazon abaixo.

Tempos pré-guerra - muito antes das bombas caírem

Antes de o mundo cair no caos total, a maioria dos eventos que levaram ao estado atual do mundo Fallout refletem o que aconteceu em nossa realidade. As coisas começaram a piorar quando recursos como o petróleo e o urânio se tornaram escassos. Isso causou uma tensão significativa entre as nações. Em 2066 , os EUA declararam guerra à China, o que levou a China a invadir o Alasca.

Na mesma época, uma pandemia conhecida como Nova Peste começou a causar estragos nos EUA. Na tentativa de encontrar uma cura para esta doença, os cientistas começaram a pesquisar um medicamento para combater os seus efeitos em 2073 . Apelidado de Virion Pan-Imunidade, provou ser uma contramedida eficaz contra a Nova Peste.

LEIA TAMBÉM ► Fãs se perguntam: qual o nível de XP de Lucy no final de Fallout?

Na verdade, foi muito eficaz, pois seus efeitos colaterais incluíam aumento do crescimento muscular e da atividade cerebral. Isto chamou a atenção dos militares dos EUA, que decidiram desviar a investigação da simples cura de um vírus e da transformação dos soldados dos EUA em supersoldados. Isto daria início à criação do que seria conhecido como Vírus Evolutivo Forçado ou FEV .

A Grande Guerra - Principais eventos que levaram à precipitação

Os conflitos e tensões continuaram a aumentar até a fatídica data de 23 de outubro de 2077 , que foi o início e o fim de um evento conhecido como A Grande Guerra . Este foi o momento em que os Estados Unidos foram atingidos por uma série de mísseis nucleares da China. A maior parte dos EUA foi exterminada, levando à destruição em massa, milhões de vítimas e a maior parte do país tornando-se um deserto irradiado. Alguns civis sortudos conseguiram chegar aos Vaults subterrâneos , onde sobreviveriam às explosões, mas seriam submetidos aos experimentos cruéis dos cientistas da Vault-Tec.

Durante o colapso da sociedade, ocorreram vários eventos importantes. Um grupo de soldados norte-americanos abandonaria o exército e formaria uma facção paramilitar com conotações religiosas conhecida como A Irmandade do Aço . Os restantes membros do governo dos EUA formaram uma coligação conhecida como The Enclave e refugiaram-se na plataforma petrolífera Poseidon, no Oceano Pacífico, onde conspiraram para retomar os Estados Unidos. Espécies experimentais como Deathclaws escaparam das instalações dos EUA e causaram estragos em todo o país.

Em Boston, um indivíduo que viria a ser conhecido como The Sole Survivor testemunharia a queda das bombas e conseguiria chegar ao Vault 111, onde eles, sua esposa e seu bebê Shaun seriam congelados criogenicamente.

LEIA TAMBÉM ► Série Fallout dispara no Steam após estreia da série no Prime Video

Anos mais tarde, em 27 de junho de 2102 , um homem chamado Richard Gray tropeçou na Base Militar de Mariposa, onde a pesquisa do FEV estava sendo conduzida. Ao explorar as instalações, ele cairia em um tanque, fazendo com que ele se transformasse em uma massa grotesca de carne e máquina conhecida como O Mestre . Este evento se tornaria uma parte importante do primeiro jogo Fallout.

No entanto, de acordo com o cânone oficial do Fallout, o verdadeiro primeiro jogo Fallout nesta linha do tempo é o jogo de sobrevivência multijogador, Fallout 76 .

Fallout 76 – Dia da Recuperação

Os habitantes do Vault 76 deixariam a segurança do Vault para se aventurarem nos restos da Virgínia Ocidental em 23 de outubro de 2102 , 25 anos após a queda das bombas. Este dia seria conhecido como Dia da Recuperação .

Como os Vault Dwellers logo descobririam, uma nova pandemia conhecida como Scorched Plague começou a devastar a região dos Apalaches. Esta doença transformaria humanos e animais em drones estúpidos, com feridas ardentes e cristais verdes perfurando a pele. Felizmente, os Vault Dwellers descobriram uma cura para esta doença e vacinaram os residentes locais.

Foto: Bethesda/Divulgação/Fallout

Durante os eventos de Fallout 76, The Master iniciou seus experimentos com o FEV. Ele planejou usar o vírus para transformar toda a humanidade em uma nova espécie. Isso levou à criação de seu exército de super mutantes conhecido como The Unity , que se espalharia por todo o país em busca de mais sujeitos humanos para serem experimentados.

Somente em 2161 é que alguém poria fim aos planos do Mestre. Em Fallout , um Vault Dweller do Vault 1 3 - um dos muitos Vaults ainda habitados localizados na Califórnia - foi encarregado de encontrar um chip de água para o sistema de purificação de água com defeito do Vault. Ele se aventurou no deserto e conseguiu fazer amizade com muitos outros sobreviventes, ao mesmo tempo que defendia super mutantes, invasores e outros vilões. Durante suas viagens, The Vault Dweller confrontaria The Master e o derrotaria, levando ao fim de seu exército super mutante.

Como recompensa não apenas por encerrar os esquemas do Mestre, mas também por encontrar um chip de água substituto, o supervisor do Vault 13 declarou que o Vault Dweller não poderia retornar ao Vault porque ele havia sido exposto ao deserto e poderia comprometer a segurança do Vault. Escusado será dizer que o supervisor é um idiota. O Vault Dweller saiu junto com alguns outros e formaram um novo assentamento conhecido como Arroyo .

Foto: Bethesda/Reprodução/Divulgação/Fallout

Outros eventos significativos que ocorreram na época do primeiro jogo Fallout incluem uma organização científica conhecida como The Institute que iniciou suas pesquisas sobre a criação de humanos sintéticos por volta de 2178 . A Nova República da Califórnia ou NCR é formada como uma nação construída a partir dos remanescentes da Nova Califórnia, bem como de regiões selecionadas de Nevada e Oregon em 2189 .

LEIA TAMBÉM ► Fallout 4: data de lançamento da atualização revelada

Além disso, os eventos de Fallout Tactics ocorreram em 2197 , embora a coisa mais significativa desse jogo tenha sido a criação de um ramo do meio-oeste da Brotherhood Of Steel. Em outras palavras, não acontece muita coisa nesse jogo.

Então, em 2227 , membros do Instituto invadiram o Vault 111, onde The Sole Survivor e sua família ainda estavam congelados criogenicamente. Eles sequestraram o filho do Único Sobrevivente, Shaun, e assassinaram sua esposa. O Instituto então os colocou de volta em estase criogênica por mais 60 anos, colocando os eventos de Fallout 4 em movimento. Mas chegaremos lá daqui a pouco.

Fallout 2 - Obtendo um GECK

Isso leva ao Fallout 2 , que aconteceu em Arroyo no ano de 2241 . A filha do Vault Dweller se tornou a anciã da aldeia e seu filho seria conhecido como The Chosen One . A aldeia estava no meio de uma terrível seca que fez com que as suas colheitas murchassem. Em um esforço para salvar seu povo, o ancião da aldeia enviou O Escolhido para o deserto para encontrar um dispositivo de terraformação conhecido como Kit de Criação do Jardim do Éden ou GECK, que poderia potencialmente salvar Arroyo.

Foto: Bethesda/Reprodução/Divulgação/Fallout

O Escolhido enfrentou muitas dificuldades e decisões difíceis em sua missão, mas finalmente se viu de volta a um Vault 13 quase deserto, onde recuperou o GECK. Infelizmente, enquanto eles estavam fora, a maioria dos residentes do Vault 13 e Arroyo foram capturados pelo Enclave para serem usados ​​como cobaias em seus experimentos FEV. Para piorar a situação, o Enclave planejou exterminar toda a vida mutante com uma nova cepa do FEV que seria liberada no ar.

Felizmente, O Escolhido acabou com isso viajando até a plataforma de petróleo do Enclave e explodindo-a. Os residentes do Vault 13 e de Arroyo foram resgatados e usaram o GECK para reconstruir sua sociedade em Arroyo.

Pouco depois dos eventos de Fallout 2 em 2250 , um grupo de cientistas e membros da Brotherhood Of Steel em The Capital Wasteland – uma área localizada ao redor das ruínas de Washington DC – iniciou um projeto de purificação de água conhecido como Projeto Purity . Isso forneceria água potável limpa e livre de radiação para todos na área circundante e além dela. Entre os cientistas estavam James e Catherine , um casal que conceberia um filho que se chamaria The Lone Wanderer.

Fallout 3 – Projeto Pureza

The Lone Wanderer nasceria em 2258 , mas infelizmente, Catherine não sobreviveria ao parto. Este evento faria com que James abandonasse o Projeto Pureza e viajasse para o Vault 101 com um jovem Lone Wanderer. Ele fez um acordo com o supervisor para se tornar seu médico, para que pudesse criar seu filho dentro dos limites seguros de um cofre. Na sua ausência, o Projeto Pureza seria encerrado.

The Lone Wanderer viveu uma infância relativamente normal no Vault 101 durante todo o início de Fallout 3 . Enquanto isso, James continuou secretamente sua pesquisa sobre o Projeto Pureza com os recursos limitados que tinha no cofre. Com The Lone Wanderer quase atingindo a idade adulta, James decidiu fazer um último esforço para terminar o Projeto Pureza. Assim, em 2277 , James escapou do Vault 101 e voltou para The Capital Wasteland.

Foto: Bethesda/Reprodução/Divulgação/Fallout

Porém, ao saber que seu pai desapareceu, The Lone Wanderer também decidiu deixar o cofre e ir atrás de seu pai. Ele finalmente o encontrou, e eles reuniram o resto dos cientistas para tentar colocar o Projeto Pureza de volta em funcionamento. Mas eles enfrentaram outro grande revés quando o Enclave chegou e tentou assumir o controle do Projeto Pureza pela força. James tomaria mais uma decisão imprudente e inundaria a sala de controle com radiação para evitar que o Enclave tivesse controle total sobre a água potável do Capitol Wasteland. Ele morre e The Lone Wanderer fica para juntar os pedaços do Projeto Pureza.

LEIA TAMBÉM ► Fallout 76 está de graça para PC e Xbox - veja aqui como resgatar

Com a ajuda da Brotherhood Of Steel, The Lone Wanderer recuperou um GECK, que permitiria a conclusão do Projeto Purity. O Enclave tentou interferir, mas foi derrotado pela Brotherhood Of Steel e seu robô gigante chamado Liberty Prime . O Projeto Pureza filtrou a água de The Capital Wasteland e The Lone Wanderer passou a ter muito mais aventuras (uma das quais envolveu impedir uma invasão alienígena).

Fallout: New Vegas e Fallout 4 - O fim (?) atual da linha do tempo Fallout

Em 2281 , um indivíduo conhecido como The Courier é atacado por uma gangue de bandidos enquanto transportava um pacote importante. Depois de sobreviver a um tiro na cabeça disparado pelo líder da gangue, Benny , eles seguem para The Mojave Wasteland, em Nevada, em busca de vingança. Este é o começo de Fallout: New Vegas

Foto: Bethesda/Reprodução/Divulgação/Fallout

Depois de lidar com Benny, The Courier está preso em uma guerra de três vias pela vizinha Represa Hoover , que ainda gera eletricidade. Os três grupos que lutaram pela barragem incluíam o NCR, um exército de soldados violentos chamado Legião de César , e um homem chamado Sr. House , que opera um cassino em New Vegas e controla um grande número de robôs. Todos queriam a barragem, pois quem controlava a eletricidade tinha o controle de toda a região. O Courier eventualmente ajudou o NCR a assumir o controle da barragem, permitindo-lhes garantir seu poder em The Mojave Wasteland.

Foto: Bethesda/Reprodução/Divulgação/Fallout

Finalmente, em 2287 , The Sole Survivor acordou de seu sono criogênico no Vault 111 para iniciar os eventos de Fallout 4 . Eles partiram em sua missão para recuperar seu filho Shaun do Instituto que o roubou e matou sua esposa. O Único Sobrevivente chegou à sede do Instituto apenas para descobrir que Shaun era agora o responsável. 60 anos se passaram desde que ele foi levado e ele agora era um homem velho e moribundo que atendia pelo nome de Pai . A partir daqui, não há um final canônico oficial, mas é mais do que provável que tenha terminado com o Único Sobrevivente destruindo o Instituto ao sobrecarregar seu reator nuclear.

Foto: Bethesda/Reprodução/Divulgação/Fallout
Em Fallout Shelter você monta e mantém sua própria Vault

Eles então recebem muitos pedidos para estabelecer e proteger assentamentos antes de conquistar à força um parque temático inspirado na Nuka Cola.

Algum tempo depois... Fallout no Prime Video

A série de TV de Fallout da Amazon Prime se passa após os eventos de todos os jogos de Fallout, no ano de 2296, ampliando ainda mais a linha do tempo. Como a franquia Fallout não explorou este período até o momento, o show teve um grande nível de liberdade criativa. Isso permitiu que Fallout incluísse muitas coisas empolgantes dos jogos, ao mesmo tempo em que criava algo inteiramente novo que não quebrasse o cânone.

Foto: Bethesda/Reprodução/Divulgação/Fallout/Amazon

A relevância de sua localização na linha do tempo em relação aos jogos pode ser ainda maior em uma potencial segunda temporada de Fallout. Uma pista fornecida no final da série sugere a exploração de New Vegas, e estar ambientada após todos os jogos, coloca a série em posição de referenciar o que aconteceu em Fallout: New Vegas como eventos que já ocorreram. Isso poderia criar novas oportunidades, especialmente para explorar as atividades atuais de personagens e facções de Fallout: New Vegas.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

Pontos moeda