Games

Dia do Orgulho Nerd: Conheça as músicas de games mais ouvidas na Deezer

Levantamento mostrou também que, diferentemente dos demais conteúdos da plataforma, as faixas dos jogos são reproduzidas mais pelo computador do que via smartphones

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

Da explosão de filmes de super-heróis à criação de eventos para celebrar a cultura nerd, as produções desse universo nunca foram tão populares, incluindo um dos mais famosos hobbies dessa galera: jogar videogames. Segundo a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o maior levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, 72% da população brasileira afirma jogar jogos eletrônicos.

Foto: Divulgação / Deezer

O mesmo estudo apontou que 60,9% do público afirma ter consumido mais conteúdos diversos relacionados a jogos, como suas trilhas sonoras. Para comemorar a chegada do Dia do Orgulho Nerd e do Dia da Toalha, a Deezer mapeou as dez músicas de jogos eletrônicos mais ouvidas pelos usuários da plataforma em 2022.

Abrindo a lista, a faixa que acumula maior quantidade de streams é a trilha sonora de um dos games mais jogados de todos os tempos, liderando em quase todos os anos os rankings de jogos com mais adeptos. “Minecraft”, que leva o mesmo título do jogo e foi escrita pelo compositor e engenheiro de som alemão C418, consegue a façanha de não apenas acompanhar o player em sua jornada pelo mundo digital, mas também no seu dia a dia.

Mas não foi apenas o mundo dos blocos que os usuários da Deezer revisitaram por meio das músicas. O público também reviveu as aventuras de Ezio Auditore da Firenze em meio à uma Itália renascentista, e “Ezio's Family” de “Assassin’s Creed II” aparece logo na segunda posição. E, fechando o pódio, temos “Dragonborn”, do famoso RPG “The Elder Skrolls V: Skyrim”, um dos mais amados pelo público, que se aventurou enfrentando dragões ou explorando ruínas antigas.

Confira a lista de mais tocadas abaixo:

1. Minecraft (Minecraft)
2. Ezio's Family (Assassin’s Creed II)
3. Dragonborn (The Elder Skrolls V: Skyrim)
4. Mass Effect Theme (Mass Effect)
5. Halo (Halo)
6. Life Will Change (Persona 5)
7. Floral Fury (Cuphead)
8. Still Alive (Portal 2)
9. Ori, Lost In the Storm (feat. Aeralie Brighton) (Ori, Lost In the Storm)
10. Extraction Point (Call of Duty: Modern Warfare 2)

Comportamento dos usuários

Com o crescimento do público que consome esse tipo de mídia, principalmente entre os mais jovens, percebeu-se que o consumo das músicas se deu majoritariamente pela faixa-etária de 18 a 35 anos, o que resultou num Top 10 apenas com jogos lançados neste século. Entretanto, o cenário muda bastante quando se trata de títulos mais antigos, trilhas de jogos como Mario e Zelda são dominados por adultos entre 36 a 45 anos.

Outra descoberta interessante é que as composições têm um número de reprodução muito elevado por PCs, diferente do que é visto habitualmente quando o assunto é streaming de música, onde os smartphones dominam. Ao analisar playlists editoriais da Deezer, como XBOX 20th, por exemplo, foi notado que 65% dos ouvintes a acessam pelo desktop. Um dos motivos para isso pode se dar pelo fato de que 65% dos jogadores utilizam do PC para suas gameplays, segundo a PGB.

Foto: Divulgação / Deezer

Para conferir estas e muitas outras músicas que marcaram a jogatina de todos os fãs de videogames, basta clicar aqui e acessar o canal da Deezer totalmente dedicado ao tema.

Sobre a Deezer

A Deezer conecta fãs de música em todo o mundo com mais de 90 milhões de faixas, bem como rádio ao vivo e podcasts. Deezer está disponível em mais de 180 países pelo mundo e é o único serviço de streaming de música com Flow, uma trilha sonora personalizada com suas músicas mais queridas e novas recomendações baseadas em dados algoritmos e nas sugestões dos nossos editores de música. Baseado em um algoritmo proprietário intuitivo e criado por pessoas que amam música, é o único lugar para ouvir as suas músicas em uma trilha sonora ilimitada com novas descobertas sob medida para você. Deezer está disponível no seu dispositivo preferido, incluindo smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia em carros, Smart TV ou console de videogames.

Fazendo a música acontecer desde 2007, a Deezer é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris e escritórios em São Paulo, Londres, Berlim, Miami, Dubai e em outros lugares do mundo. Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web. Para saber das últimas notícias sobre a Deezer, basta acessar este link.

Pontos moeda