Games

GeForce RTX Série 40 é oficialmente anunciada pela NVIDIA

Desenvolvidas com a arquitetura NVIDIA Ada Lovelace, as placas contam com novidades como DLSS 3 e até 4x mais velocidade que as GPUs da arquitetura NVIDIA Ampere

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Nvidia

A NVIDIA revelou hoje a nova série de GPUs GeForce RTX® 40, projetada para oferecer desempenho revolucionário para jogadores e criadores, liderada por seu novo carro-chefe, a GPU RTX 4090, com até 4x mais desempenho que de sua antecessora.

As primeiras GPUs do mundo fabricadas com a nova arquitetura NVIDIA® Ada Lovelace, a série RTX 40 oferece grandes saltos geracionais em desempenho e eficiência, representando uma nova era de Ray Tracing em tempo real e renderização neural, que utiliza a IA para gerar pixels.

“A era de Ray Tracing e renderização neural RTX está a todo vapor e nossa nova arquitetura Ada Lovelace leva isso a um novo patamar”, afirmou Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, no GeForce® Beyond: Special Broadcast durante o evento GTC.

LEIA TAMBÉM:

Call of Duty: Warzone 2.0 - Um Call of Duty totalmente novo
● Mercado Gamer: o que a sua empresa precisa saber antes de investir
● Entre em nosso grupo do Steam para análises e novidades sobre jogos da plataforma   

“Ada oferece um salto quântico para os jogadores e abre caminho para criadores de mundos totalmente simulados. Com até 4x mais desempenho do que a geração anterior, Ada está estabelecendo um novo padrão para a indústria”, disse ele.

DLSS 3 gera frames inteiros para um gameplay mais rápido

Huang também anunciou o NVIDIA DLSS 3 – a próxima revolução na tecnologia de gráficos neurais Deep Learning Super Sampling da empresa para jogos e softwares de criação. A tecnologia baseada em IA pode gerar quadros inteiros para uma jogabilidade massivamente mais rápida. Ele pode superar as limitações de desempenho da CPU em jogos, permitindo que a GPU gere quadros inteiros de forma independente.

Foto: Divulgação/Nvidia

A tecnologia está chegando aos motores gráficos mais populares do mundo, como Unity e Unreal Engine, e recebeu suporte de muitos dos principais desenvolvedores de jogos do mundo, com mais de 35 jogos e, em breve, softwares.

Além disso, as GPUs da série RTX 40 apresentam uma série de inovações tecnológicas, incluindo:

● Multiprocessadores de streaming com até 83 teraflops de poder de sombreamento — mais de 2x a geração anterior

● RT Cores de terceira geração com até 191 teraflops efetivos para Ray Tracing — 2,8x em relação à geração anterior

● Tensor Cores de quarta geração com até 1,32 Tensor petaflops — 5x em relação à geração anterior usando aceleração FP8

● Shader Execution Reordering (SER) que melhora a eficiência da execução reprogramando cargas de trabalho de sombreamento em tempo real para melhor utilizar os recursos da GPU. Um avanço tão significativo quanto a execução fora de ordem foi para as CPUs, o SER melhora o desempenho do Ray Tracing em até 3x e as taxas de quadros no jogo em até 25%

● Ada Optical Flow Accelerator com desempenho 2x mais rápido permite que o DLSS 3 preveja o movimento em uma cena, permitindo que a rede neural aumente as taxas de quadros enquanto mantém a qualidade da imagem

● Melhorias arquitetônicas fortemente acopladas à tecnologia de processo TSMC 4N personalizado resultam em um salto de até 2x na eficiência de energia

● NVIDIA Encoders duplos (NVENC) reduzem os tempos de exportação pela metade e oferecem suporte a AV1. A codificação NVENC AV1 está sendo adotada pela OBS, Blackmagic Design DaVinci Resolve, Discord e muito mais.

Nova tecnologia Ray Tracing para jogos ainda mais imersivos

Por décadas, renderizar cenas Ray Tracing com iluminação fisicamente correta em tempo real foi considerado o santo graal dos gráficos. Ao mesmo tempo, a complexidade geométrica de ambientes e objetos continuou a aumentar à medida que jogos e gráficos 3D se esforçam para fornecer as representações mais precisas do mundo real.

Alcançar gráficos fisicamente precisos requer uma tremenda potência computacional. Jogos modernos com Ray Tracing, como Cyberpunk 2077, executam mais de 600 cálculos de Ray Tracing para cada pixel apenas para determinar a iluminação - um aumento de 16 vezes em relação aos primeiros jogos com Ray Tracing lançados há quatro anos.

Os novos RT Cores de terceira geração foram aprimorados para fornecer testes de interseção de Ray-Triangle 2x mais rápidos e incluem duas novas unidades de hardware importantes. Um Opacity Micromap Engine acelera o Ray Tracing da geometria de teste alfa por um fator de 2x, e um Micro-Mesh Engine gera micro-malhas em tempo real para gerar geometria adicional. O Micro-Mesh Engine oferece os benefícios do aumento da complexidade geométrica sem o desempenho tradicional e os custos de armazenamento de geometrias complexas.

Criatividade redefinida com RTX Remix, novos Encoders AV1

As GPUs GeForce série RTX 40 e o DLSS 3 oferecem avanços para os criadores do NVIDIA Studio. Os artistas 3D podem renderizar ambientes inteiros com Ray Tracing e física precisa, além de materiais realistas e alterações em tempo real, sem proxies.

A edição de vídeo e streaming também recebem um boost impulsionados pelo desempenho aprimorado da GPU e pela inclusão de novos encoders AV1 duplos de oitava geração. O kit de desenvolvimento de software NVIDIA Broadcast tem três atualizações disponíveis agora para parceiros, incluindo: estimativa de expressão facial, contato visual e melhorias de qualidade no plano de fundo virtual.

O NVIDIA Omniverse™ — incluído no pacote de software NVIDIA Studio — adicionará em breve o NVIDIA RTX Remix, uma plataforma de modificação para criar remasterizações RTX impressionantes de jogos clássicos. O RTX Remix permite que os modders capturem facilmente os assets do jogo, melhorem automaticamente os materiais com poderosas ferramentas de IA e habilitem rapidamente as tecnologias GeForce RTX como Ray Tracing e DLSS.

Portal está RTX ON!

O RTX Remix foi usado pelo NVIDIA Lightspeed Studios para reimaginar o icônico jogo Portal da Valve, considerado um dos melhores games de todos os tempos. Recursos gráficos avançados, como Ray Tracing Completo e DLSS 3, dão ao jogo uma nova aparência e sensação impressionantes. Portal com RTX será lançado como conteúdo adicional para download oficial e gratuito em novembro, bem a tempo para o 15º aniversário do jogo.

GeForce RTX 4090 e 4080: as novas GPUs

A placa de vídeo GeForce RTX 4090 é a GPU para jogos mais rápida do mundo com características de potência, acústica e temperatura surpreendentes. Em jogos com Ray Tracing, a RTX 4090 com DLSS 3 é até 4x mais rápida em comparação com a placa GeForce RTX 3090 Ti da última geração com DLSS 2. É, também, até 2x mais rápida nos jogos atuais, mantendo o mesmo consumo de energia de 450W. Possui 76 bilhões de transistores, 16.384 núcleos CUDA® e 24 GB de memória Micron GDDR6X de alta velocidade e oferece consistentemente mais de 100 quadros por segundo em jogos com resolução 4K. A RTX 4090 estará disponível em 12 de outubro.

A empresa também anunciou a RTX 4080, lançada em duas configurações. A RTX 4080 16GB possui 9.728 núcleos CUDA e 16GB de memória Micron GDDR6X de alta velocidade. Ela também é 2x mais rápida nos jogos atuais do que que a GeForce RTX 3080 Ti e mais potente que a GeForce RTX 3090 Ti mantendo um menor consumo de energia. A GeForce RTX 4080 de 12 GB possui 7.680 núcleos CUDA e 12 GB de memória Micron GDDR6X e é mais rápida que a RTX 3090 Ti, a GPU mais potente da geração anterior.

Ambas as configurações da GeForce RTX 4080 estarão disponíveis em novembro.

Onde comprar

As GPUs GeForce RTX 4090 e 4080 estarão disponíveis como placas personalizadas, incluindo modelos com clocks de referência e overclock de fábrica, dos principais fornecedores de placas como: ASUS, Colorful, Gainward, Galaxy, GIGABYTE, Innovision 3D, MSI, Palit, PNY e Zotac.

A RTX 4090 e a RTX 4080 (16 GB) também são produzidas diretamente pela NVIDIA na série limitada Founders Editions, para fãs que desejam o design interno da NVIDIA.

Procure as GPUs GeForce RTX Série 40 em setups gamer criados pela Acer, Alienware, ASUS, Dell, HP, Lenovo, MSI e através dos principais system builders da sua região.

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 desencadeou o crescimento do mercado de jogos para PC, redefiniu a computação gráfica e iniciou a era da IA moderna. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com ofertas em escala de data center que estão reformulando o setor. Mais informações em https://nvidianews.nvidia.com/.

Pontos moeda