Games

NVIDIA apresenta nova tecnologia DLSS 3 com desempenho até 4x melhor

DLSS 3 gera frames completos em tempo real com IA, beneficiando jogos e softwares limitados por GPU e CPU

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: nVidia/Microsoft

NVIDIA anunciou hoje o NVIDIA® DLSS 3, um multiplicador de desempenho movido a inteligência artificial que inicia uma nova era de renderização neural da NVIDIA RTX™ para jogos e softwares.

O DLSS 3 tira proveito do pioneirismo da empresa em técnicas de super-resolução aceleradas por IA para oferecer excelente qualidade de imagem e até 4x o desempenho da renderização por força bruta, além da capacidade de resposta rápida que define uma experiência de jogo completa.

A tecnologia foi revelada hoje durante o GeForce® Beyond: Special Broadcast na GTC, que também apresentou as GPUs GeForce RTX® Serie 40 baseadas na nova arquitetura NVIDIA Ada Lovelace.

“DLSS é uma das nossas melhores invenções e tornou possível o Ray Tracing em tempo real. O DLSS 3 é outro salto quântico para jogadores e criadores”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Nosso trabalho pioneiro em renderização neural via RTX abriu um novo universo de possibilidades no qual a IA desempenha um papel central na criação de mundos virtuais.”

LEIA TAMBÉM:

GeForce RTX Série 40 é oficialmente anunciada pela NVIDIA
● Kingston lança memória Kingston FURY Beast DDR4 RGB branca
Capcom confirma presença na BGS 2022 e trará Street Fighter 6 

O DLSS 3 já está recebendo amplo suporte do ecossistema de jogos, com mais de 35 jogos e aplicativos integrando a tecnologia.

DLSS 3: o multiplicador de desempenho, alimentado por IA

A combinação de tecnologias de Ray Tracing e IA revolucionou os videogames ao fornecer simultaneamente melhorias significativas na qualidade da imagem, juntamente com grande aprimoramento no desempenho - um feito inédito antes das GeForce RTX.

Alimentado por Tensor Cores de quarta geração e por um novo acelerador de fluxo óptico nas GPUs GeForce RTX 40 Series, o DLSS 3 é a mais recente iteração da aclamada tecnologia Deep Learning Super Sampling da empresa e apresenta um novo recurso chamado Optical Multi Frame Generation.

A Optical Multi Frame Generation gera quadros inteiramente novos, em vez de apenas pixels, proporcionando aumentos de desempenho surpreendentes. O novo acelerador de fluxo óptico incorporado à arquitetura NVIDIA Ada Lovelace analisa duas imagens sequenciais no jogo e calcula dados de vetor de movimento para objetos e elementos que aparecem no quadro, mas não são modelados por vetores de movimento de mecanismo de jogo tradicionais. Isso reduz drasticamente as anomalias visuais quando a IA renderiza elementos como partículas, reflexos, sombras e iluminação.

Pares de quadros de super-resolução do jogo, juntamente do motor gráfico e de vetores de movimento de fluxo óptico, são então alimentados em uma rede neural convolucional que analisa os dados e gera automaticamente um quadro adicional para cada quadro renderizado pelo jogo - algo inédito na renderização de games em tempo real. A combinação dos quadros gerados por DLSS com os quadros de super-resolução DLSS permite que o DLSS 3 reconstrua sete oitavos dos pixels exibidos com IA, aumentando as taxas de quadros em até 4x em comparação com quando a tecnologia está desativada.

Como a geração de quadros DLSS é executada como um pós-processamento na GPU, ela pode aumentar as taxas de quadros mesmo quando o jogo tem um “gargalo” pela CPU. Para jogos limitados na CPU, como aqueles que exigem muita física ou envolvem mundos grandes, o DLSS 3 permite que as GPUs GeForce RTX da série 40 renderizem o jogo em até duas vezes a taxa de quadros do que a CPU é capaz de processar o jogo.

As integrações DLSS 3 também incorporam a tecnologia NVIDIA Reflex, que sincroniza a GPU e a CPU, garantindo ótima capacidade de resposta e baixa latência do sistema.

Desenvolvedores de jogos já utilizam DLSS 3. A tecnologia estará presente, em breve, em mais de 35 jogos e aplicações

O poder revolucionário do DLSS 3 é uma benção para desenvolvedores de jogos que desejam expressar sua visão artística. A tecnologia está chegando aos motores gráficos mais populares do mundo, como Unity e Unreal Engine.

O DLSS 3 também recebeu apoio de muitos dos principais desenvolvedores de jogos do mundo, com mais de 35 jogos e softwares anunciando suporte à tecnologia, incluindo:

■ A Plague Tale: Requiem

■ Atomic Heart

■ Black Myth: Wukong

■ Bright Memory: Infinite

■ Chernobylite

■ Conqueror's Blade

■ Cyberpunk 2077

■ Dakar Rally

■ Deliver Us Mars

■ Destroy All Humans! 2 - Reprobed

■ Dying Light 2 Stay Human

■ F1® 22

■ F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch

■ Frostbite Engine

■ HITMAN 3

■ Hogwarts Legacy

■ ICARUS

■ Jurassic World Evolution 2

■ Justice

■ Loopmancer

■ Marauders

■ Microsoft Flight Simulator

■ Midnight Ghost Hunt

■ Mount & Blade II: Bannerlord

■ Naraka Bladepoint

■ NVIDIA Omniverse™

■ NVIDIA Racer RTX

■ PERISH

■ Portal With RTX

■ Ripout

■ S.T.A.L.K.E.R 2: Heart of Chornobyl

■ Scathe

■ Sword and Fairy 7

■ SYNCED

■ The Lord of the Rings: Gollum

■ The Witcher 3: Wild Hunt

■ THRONE AND LIBERTY

■ Tower of Fantasy

■ Unity

■ Unreal Engine 4 & 5

■ Warhammer 40,000: Darktide

Como o DLSS 3 se baseia nas integrações do DLSS 2, os desenvolvedores de jogos podem habilitá-lo rapidamente em títulos existentes que já suportam DLSS 2 ou NVIDIA Streamline.

DLSS 3 em 12 de outubro

O DLSS 3 está presente nas GPUs GeForce RTX Série 40 e será lançado em 12 de outubro com a disponibilidade das GPUs GeForce RTX 4090. Mais detalhes estão disponíveis em GeForce.com ou NVIDIA.com, incluindo detalhes sobre GPUs GeForce RTX Serie 40 e da tecnologia NVIDIA DLSS.

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 desencadeou o crescimento do mercado de jogos para PC, redefiniu a computação gráfica e iniciou a era da IA moderna. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com ofertas em escala de data center que estão reformulando o setor. Mais informações em https://nvidianews.nvidia.com/.

Pontos moeda