Games

Como fazer meus vídeos gamers terem sucesso no YouTube?

/GAMES Folha Vitória ensina como conseguir mais views e inscrições para os gamers que ´pretendem serem criadores de conteúdo

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

Hoje em dia, jogar um game solitariamente é algo que muitos de nós não suportam. Enquanto na década de 80, 90 e começo dos anos 2000 jogar acompanhado era algo feito localmente, nos dias de hoje com velocidades cada vez mais altas de internet, cada vez mais jogadores preferem jogar conectados a amigos ou mesmo fazendo streaming.

Foto: Divulgação

E claro, não poderiam ficar fora dessa os criadores de conteúdo, seja para o YouTube ou para o Tik Tok e Twitch. E muitos fazem o seu melhor esperando conseguir inscritos e visualizações, tanto para reconhecimento como para serem monetizados e conseguirem ter mais facilidade para manter seus jogos atualizados.

E para os gamers que estão em busca de aumentar suas visualizações e inscritos no YouTube, fizemos esse pequeno tutorial de como melhorar sua performance na plataforma.

Melhorando as miniaturas

As miniaturas dos vídeos do seu canal são a primeira impressão será passada para o seu público. Então é muito importante que você utilize cores vibrantes que sejam diferentes das cores da plataforma. 

Um roxo ou amarelo fazem uma grande diferença, assim como o uso de texturas e fontes diferentes. E não esqueça: não precisa colocar todas as informações na miniatura, somente o necessário para chamar a atenção.

O gamer de FIFA AD0LFzZ é um bom exemplo de como isso pode ser feito. Ao melhorar suas thumbs e fazer vídeos pensando em seu público, ele está próximo de atingir a marca de 1 milhão de inscritos em seu canal, jogando o que mais gosta.

Conteúdo pensado para o público

O criador de conteúdo gamer deve pensar nos seus vídeos como algo que ele gostaria de assistir. Não adianta fazer um vídeo longo que mostra o jogo sem emitir uma única opinião, por exemplo. Claro, sempre existirão vídeos de gameplay de jogos, por vezes completos, mas pensa: você quer jogar ou assistir outra pessoa, que não fala nada durante um vídeo, jogar?

VÍDEOS | FIFA e eFooball: Golaços dos Leitores! Participe você também!
WoW: fase 2 do patch pré-expansão de Dragonflight já está disponível!

Criadores que mostram jogos completos, porém conversam com seu público, tem muito mais sucesso na plataforma. Então pense em investir em um microfone para poder 'conversar' com seu público enquanto transmite ou grava uma partida do seu jogo favorito.

Roteiro

No começo, se for gravar, evite fazer vídeos sem roteiro. Faça o vídeo já pensando em como ele deverá ter início, meio e fim. Vídeos completamente sem roteiro se encaixam melhor feitos como live, aonde o criador pode ter mais liberdade.

Compartilhe seu vídeo em outras redes sociais

Procure compartilhar seu vídeo em redes sociais, como Instagram e Facebook. Procure grupos que tenham a ver com o assunto que você criou o vídeo e compartilhe o link falando um pouco e convidando todos o assistir. Sempre terá interessados para visualizar o seu conteúdo, basta também procurar um pouco.

Procure sites e grupos de troca de visualização

Sites como o Pandalikes e grupos de Telegram e WhatsApp permitem que o criador troque visualizações com outros iniciantes na plataforma. Sendo uma alternativa que não fere as regras da plataforma, já que para ganhar visualizações você também tem que dar visualizações, essa alternativa pode ser uma ótima pedida para quem está iniciando no YouTube.

Coloque títulos e descrições fáceis nos seus vídeos 

Títulos e descrições devem ser curtos e sucintos. Não adianta nada colocar um título que será difícil de ler ou compreender, afastando possíveis espectadores e dificultando o algoritmo de busca da plataforma a achar seu vídeo. Pense no seu vídeo e faça um título objetivo.

Hashtags: devo utilizar?

A resposta é SIM. Porém com muito mais cuidado do que no Instagram, por exemplo. Recomenda-se utilizar 3 hashtags no vídeo, colocadas diretamente na descrição. Assim, o YouTube colocará as hashtags embaixo do título do vídeo e elas serão utilizadas na busca da plataforma.

Procure as keyword que estão em alta

O YouTube deixou de ser apenas uma plataforma de vídeos faz muito tempo. Hoje em dia é usado quase como um buscador de assuntos, perdendo apenas para o Google (dona do YouTube). Utilizar palavras-chave (keywords) é fundamental para o sucesso de um vídeo.

No Google é possível encontrar diversos sites de SEO (Search Engine Opmization ou Otimização para Mecanismos de Busca em português) que ajudará a achar as palavras-chave mais utilizadas e escolher as que devem ou não ser utilizadas para aumentar as chances do seu vídeo aparecer.

E as TAGS?

Segundo o próprio YouTube, as tags são apenas para fins de correção de palavras de um vídeo e não seriam tão importantes. Porém, devemos utilizá-las para poder classificar mais facilmente os vídeos na plataforma e nas buscas fora. Insira as tags conforme achar melhor. Existem sites como o tuberanker que ajuda a selecionar as melhores tags para cada vídeo.

Por último, mas muito importante: telas finais e playlists

É importantíssimo que você utilize telas finais nos seus vídeos. Com as telas finais, você terá a possibilidade de direcionar o seu espectador para outro vídeo do seu canal, ou mesmo o indicar como fazer a inscrição. Não esqueça de sempre inserir as telas finais no seu vídeo. 

Também não esqueça de fazer playlists, o que irá facilitar para o visualizador dos vídeos conseguir achar seus vídeos pelo assunto que mais o interessará.

-=-=-=-=-=-=-=-

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando aqui e se inscreva em nosso canal do YouTube para muito mais informações e novidades.


Pontos moeda