Mau comportamento: as condutas que podem te expulsar dos jogos online
De trapaças para vantagem indevida a insultos, o mundo virtual também exige fair-play
O mundo dos games online é repleto de pessoas de todos os tipos, nacionalidades, cores e personalidades.
Assim como no mundo real, respeito, cordialidade e educação são atitudes necessárias para um bom relacionamento entre os participantes.
Essas premissas nem sempre são respeitadas e é ai que entram as penalidades. Você pode ser suspenso por alguns minutos, alguns dias ou até mesmo ser expulso definitivamente do game que você comprou.
É isso mesmo. Nos termos de uso dos games online existem clausulas que permitem as empresas que os mantem excluir você do jogo definitivamente dependendo do comportamento que você tiver nas partidas.
É importante entender que você está lidando com pessoas nos papeis de outros personagens e que dependendo da circunstância as consequências podem extrapolar até para a vida real.
Aqui estão os principais comportamentos nocivos nos jogos online:
"Haters"
Hater é o termo em inglês para "pessoa que odeia". Nos jogos online é aquele cara chato que xinga você a partida inteira proferindo insultos pessoais e não raro racistas e étnicas que são relativamente comuns em jogos onde servidores são compartilhados entre pessoas de países diferentes.
Primeiras infrações costumam resultar em sanções de alguns momentos sem jogar a até algumas horas, continuar fazendo isso pode levar você a ser banido definitivamente do game.
E não para por ai, dependendo da ofensa, ações podem ser tomadas e os servidores intimados a entregar dados do detentor da conta, há casos em diversos países de pessoas presas por racismo e ameaças proferidos em jogos online. Lembre-se, ninguém é realmente anônimo na internet.
"Cheaters" ou o "dopping virtual"
São os jogadores que usam trapaças para ganhar ou parecerem melhores do que realmente são. Trapaças comuns são códigos que fazem os tiros acertarem sempre na cabeça dos adversários mesmo com o jogador não atirando corretamente, fazem com que os tiros que o acertam não tirem muita energia ou até mesmo permitem que o trapaceiro veja pelas paredes para saber onde estão os adversários.
Normalmente quando é pego o trapaceiro perde mais que o acesso ao game, no Steam e em redes de console ele pode perder o direito de jogar online em qualquer outro jogo que tiver comprado na plataforma.
Esse tipo de trapaceiro costuma estragar o jogo online e em alguns casos games são abandonados tamanho é o problema, como no caso da franquia Titanfall que foi completamente estragada pelo uso de cheaters gerando milhões de dólares em prejuízos a desenvolvedora e a frustração de centenas de milhares de compradores no mundo todo.
Usar "Bugs"
Algumas vezes os desenvolvedores deixam passar algum detalhe numa fase. Assim é possível se enfiar numa parede e acertar alguém através dela ou mesmo se esconder em algum objeto 3D que deveria ser sólido.
Outras vezes é possível fazer uso de algum atalho que deveria ser fechado para chegar na frente e assim por diante.
Esse tipo de conduta nem sempre gera prejuízo imediato para a conta mas não é impossível que a desenvolvedora imponha sansões a quem obteve vantagens mais permanentes como valores virtuais e itens em certos jogos.
Deixar alguém jogar na sua conta
Esse é um dos erros mais sérios do mundo virtual. Especialmente em uma época em que competições online estão tão populares, colocar outro jogador na sua conta pode ser fatal.
Em 2020 Daniel Abt piloto de Formula E no mundo real e Lorenz Hoerzing piloto de corridas virtuais de eSports foram expulsos de suas categorias e perderam patrocinadores depois que Hoerzing assumiu a cadeira de Abt em um evento virtual. Daniel ainda teve que pagar uma multa de 10 mil libras.
Em jogos domésticos as punições são mais brandas porém, se você estiver disputando qualquer competição por mais simples que seja e fizer isso, provavelmente ninguém vai querer você jogando novamente em nenhum outro.
Aproveitar indevidamente promoções ou fazer reembolsos falsos
É bem comum, especialmente no Brasil, usuários se aproveitarem de ofertas, promoções ou brechas em campanhas para ganhar vantagem. O recente caso do PayPal que entregou cupons de 50 reais a novos usuários e foi inundado por novas contas de pessoas que tentavam receber várias vezes o mesmo prêmio é um exemplo desse comportamento.
Empresas como a Microsoft e a Sony também já sofreram com espertalhões querendo se aproveitar de promoções e por causa desses hoje, quase não há esse tipo de ação por aqui.
Coisas como comprar itens como diamantes de Free Fire e depois cancelar a compra na operadora de cartão não passam em branco, a empresa gera uma divida para a conta e os problemas podem extrapolar o mundo online facilmente nesses casos.