Games

Desenvolvedores de STALKER 2 removem NFTs após tumulto dos fãs

Estúdio parece ter voltado atrás na decisão após péssima recepção dos fãs

Fagner Martinelli Ferreira da Fonseca

Redação Folha Vitória

Após revelar que iria incluir uma nova forma de monetização virtual, usando NFTs, estúdio por trás do game foi duramente criticado.

Foto: CS Game World / Divulgação

Para você que ainda não sabe do que se trata NFTs atrelam códigos únicos a certos elementos digitais tornando-os verdadeiramente únicos no universo eletrônico. Isso significa que, por exemplo, você poderia ser "dono" de um elemento único no game e só você, em todo o mundo, poderia ter, usar ou quem sabe vender esse elemento.


A muita controvérsia sobre o uso de NFTs e na prática é uma forma de criar algo escasso no mundo digital e apesar de diferente de uma criptomoeda o objetivo é essencialmente o mesmo, criar escassez verificável de algo digital e intangível e com isso abrir especulação financeira sobre esse "algo".

Foto: CS Game World / Divulgação
Polêmica faz estúdio remover uso de NFT de futuro lançamento Stalker 2.


Apenas um dia após o anuncio de NFTs em Stalker 2 o estúdio emitiu no Twiter um "pedido de desculpas" que na verdade soou como mais uma afronta pois apenas dava algumas explicações mas mantendo o uso da tecnologia no jogo:

Caros stalkers,

Queremos fazer um comentário detalhado sobre o anúncio de ontem dos nft-bónus para o stalker 2.

GSC Game World é um estúdio independente de desenvolvimento de jogos. Não temos editor, mas temos parceiros maravilhosos, uma equipe incrível e um sonho de um jogo que você sinceramente amará. Assim como todos os outros dispositivos, precisamos de dois recursos principais: tempo e dinheiro.

Stalker 2: Heart of Chernobyl é verdadeiramente o maior e o mais complexo jogo que já criamos. Todos os recursos que ganhamos durante o processo de desenvolvimento (incluindo a renda potencial da NFT) serão gastos no melhoramento do jogo há muito esperado para torná-lo ainda melhor.

Por que escolhemos NFT? É uma nova tecnologia, e estamos ansiosos para «fazer NFT direito»: dar a certos fãs a oportunidade «de entrar no jogo» sem interferir na experiência dos outros jogadores. É por isso que os tokens são totalmente opcionais e não têm impacto na jogabilidade ou história (sem armas, perguntas, locais, etc.) E podem ser ativados somente antes do lançamento do jogo.

Ontem anunciamos os primeiros símbolos - as faces de vários NPCs. Eles nem estão envolvidos na história. Mas alguns de vocês acharam que nós iríamos fazer algo um pouco diferente nesse aspecto. Por isso queremos divulgar com transparência os nossos planos para os futuros NFTs. Vamos implementar apelidos dos donos de algumas mesas de jogo / paredes / etc (lembre-se que é um grande mundo aberto do que estamos falando) luvas / tatuagens, peles / emblemas para o modo multijogador (liberando como um modo multijogador em uma atualização gratuita após a campanha) e cartões coletáveis (somente plataforma dmarket, sem integração no stalker 2).

A dmarket foi escolhida como parceira como uma plataforma blockchain apenas para videogame. Eles adoram jogos e estão ansiosos para trabalhar conosco neste tipo de realização soft net. O dmarket funciona em um sistema de blockchain privado com pontes para outras redes (como Poligon e Solana) com prioridade para fornecer baixo consumo de energia e minimizar emissões de co2 e outros impactos ambientais negativos.

Nesta declaração, somos o mais honestos possível com você. Não pedimos suporte, mas pelo menos esperamos que você possa nos ouvir e entender os nossos motivos.

O texto ficou muito grande: obrigado por ler até o final. Por favor, aceite as nossas desculpas pela falta de comunicação de ontem e todos os sentimentos que possamos ter causado. Nós sabemos que você deseja apenas o melhor para nosso jogo, e apreciamos.

Com amor,

GSC Game World Team


Essa longa explicação causou ainda mais revolta nos fãs que entenderam que a empresa faria uso da tecnologia de NFTs eles querendo ou não, e com isso, foi apagada pouco tempo depois e substituída por um pedido de desculpas e a desistência.


Stalker 2 é a continuação da aclamada franquia de games de ficção sobre com temática baseada no acidente nuclear em Chernobyl  Veja algumas imagens:

CS Game World / Divulgação
CS Game World / Divulgação
CS Game World / Divulgação
CS Game World / Divulgação
CS Game World / Divulgação


E você, o que acha da inclusão de NFT em game?

Pontos moeda