Games

E se você pudesse "sentir" os games? É o que promete a OWO Game!

Camiseta quer transmitir sensações ao gamer e melhorar imersão em realidade virtual.

Fagner Martinelli Ferreira da Fonseca

Redação Folha Vitória

Apresentada na CES 2021, uma das principais conferências da indústria de consumo de eletrônicos, essa camiseta promete revolucionar a imersão do usuário em jogos e outras experiências virtuais.

Foto: OWO Game / Divulgação

A ideia é trazer o que acontece no mundo virtual para o seu corpo melhorando a sensação de realidade. 

Através de um colete háptico sem fios os usuários podem literalmente sentir mais de 30 sensações diferentes, transmitidas em tempo real do mundo virtual direto para o seu corpo.  


As aplicações óbvias são os games. Imagine sentir exatamente de que lado veio o tiro do seu adversário?  mas calma, não precisa ser dolorido, a reação é amenizada para apenas informar o que está acontecendo e não causa dor. 

OWO Game / Divulgação
OWO Game / Divulgação
OWO Game / Divulgação
OWO Game / Divulgação
OWO Game / Divulgação
OWO Game / Divulgação
OWO Game / Divulgação


Mas as aplicações não param por ai, por exemplo, no metaverso, ambiente virtual que deve estar cada vez mais presente na vida das pessoas nos próximos anos, você poderia sentir um toque no ombro para chamar atenção, um tapinha nas costas ou até um abraço. 

Demonstração (em espanhol):

Compatível com PC, celular, console e VR o sistema foi projetado para todos os modos de jogo e experiências, sejam locais, multiplayer ou online.


O usuário tem 100% de controle sobre o produto usando o aplicativo OWO. Nele o programa permite criar infinitas sensações diferentes, como a chuva, um "tiro", um abraço ou até mesmo o vento.

Essas sensações são divididas principalmente em três categorias, impacto, interação e experiência.

Foto: OWO Game / Divulgação

Em impacto você pode sentir de uma simples bola a algumas coisas mais assustadoras como socos, insetos, tiros e até machados! Novamente, a sensação é controlada e mais informativa e não machuca de fato.


Em interação temos toques, pesos, texturas e colisões. É curioso imaginar como essa vestimenta poderia simular pesos, é algo que gostaríamos de testar.

E por fim em experiências temos dirigir rápido ou vento, que me deixaram curioso e ainda algo definido como "stress" que eu realmente não estou muito a fim de testar.

Foto: OWO Game / Divulgação

O dispositivo ainda não está no mercado, mas a pré-venda está disponível no site da OWO Game.


Pontos moeda